Cultura, Marinha Grande, Sociedade

Comemorações do Centenário da República na Marinha Grande

A inauguração da exposição “Do Regicídio à Implantação da República”, que teve lugar na Galeria Municipal no passado Sábado, dia 02 de Outubro, marcou o início das comemorações evocativas do Centenário da Implantação da República, uma organização conjunta da Câmara Municipal e do Rotary Club da Marinha Grande.

A cerimónia incluiu um momento teatral a cargo do Grupo de Teatro do Sport Operário Marinhense, com uma recriação dos acontecimentos da época, a que se seguiram as intervenções do Sr. Presidente da Câmara Municipal, da representante do Governador Civil de Leiria e do Sr. Gabriel Roldão, um dos coordenadores da exposição. O evento encerrou com a conferência “O Ideal Republicano nos manuais de Educação Cívica na Primeira República” proferida pela Dra. Rosário Batalha.

“Do Regicídio à Implantação da República” é, como o próprio nome indica, uma abordagem dos acontecimentos históricos desencadeados com a morte d’ El-Rei D. Carlos I e seu filho D. Luís Filipe em 1908, o período tumultuoso com a intervenção maçónica que culminou na Implantação da República, até à eleição de Manuel de Arriaga em 1911. As repercussões que estes factos tiveram na Marinha Grande é igualmente contemplada, o que possibilita a ligação entre tão importante data nacional e a história local.

Composta por documentos originais e objectos históricos de grande importância, a exposição permite um contacto diferente com a história, complementado com imagens emblemáticas da época. Um conjunto de jornais originais “define” o percurso histórico e a exposição de livros, objectos maçónicos, moedas e selos monárquicos e republicanos – com especial destaque para o depoimento manuscrito do Rei D. Carlos I aquando da sua visita à Marinha Grande em 1892 e uma condecoração por ele atribuída – permitem uma envolvência peculiar com o passado.

Esta exposição poderá ser visitada gratuitamente até dia 28 de Novembro, na Galeria Municipal da Marinha Grande, de 4ª a Domingo, das 11h às 13h30 e das 14h30 às 19h.

A acompanhar a Exposição irá decorrer ao longo do mês de Outubro um ciclo de conferências alusivas ao tema.

Dia 9 | 16h00 “As mulheres na 1ª República – Maria Veleda”

Maria José  Miranda

Dia 16 |16h00 “A República e a Maçonaria”

António Arnaut

Dia 23 | 16h00

 “Os valores republicanos na actualidade”         

Rui Portugal Pedrosa

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *