Cultura, Póvoa de Varzim

Diana Bar revive tradições – P. Varzim

No próximo sábado, 9 de Outubro, o Diana Bar será palco de uma Desfolhada tradicional, com início marcado para as 21h30.
A iniciativa, que se realiza pela terceira vez consecutiva, resulta de uma parceria da Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém com a Biblioteca Municipal.
Num ambiente rural e acolhedor, animado por um Grupo de Concertinas, terá lugar a recriação de uma tradição antiga, que aos poucos se está a perder. Era em Setembro e Outubro que tinham lugar as desfolhadas e com elas iniciava-se o ciclo dos serões, que tanta animação trazia às noites da aldeia. Hoje em dia, poucos são os que, mantêm esta tradição viva. Assim, num espaço improvisado, com as espigas e através de cânticos, vai-se descobrir o milho-rei, a espiga vermelha e cumprir a tradição de beijar todas as pessoas que desfolham o milho.
Mais uma vez, revigorando esta tradição e dando-a  a conhecer às gentes da cidade, vai ser feita esta desfolhada tradicional no Diana Bar, convidando todas as pessoas que queiram assistir e participar no desfolhar do milho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *