Cultura, Penafiel

Sentir Penafiel em Outubro…

Em período de comemorações do Centenário da Implantação da República, a Biblioteca Municipal de Penafiel, tem agendado para o mês de Outubro diversas actividades relacionadas com a ocasião, entre elas, a “Hora do Conto”, com o livro “7X1910 Histórias da República”, de Margarida Fonseca Santos; o atelier “A Bandeira da República” e o “ Sons da República”; a exposição documental “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”a cargo da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e a apresentação do livro “Era uma vez a República” de José Fanha. 

Durante todo o mês de Outubro e no ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, apresenta a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”. 

No dia 12 de Outubro, no Auditório da Biblioteca procede-se à apresentação do livro “Era uma vez a República”, com a presença do autor, José Fanha, o qual vai procurar acima de tudo, responder a inúmeras questões à volta do emblemático 5 de Outubro de 1910.

.

A Hora do Conto do mês de Outubro vai ter como livro “Dom Leão e Dona Catuta”, de Manuela Micaelo, destinado aos jardins-de-infância e que conta a história de um leão que queria ensinar uma catatua a falar. Recuperando a fantasia das fábulas e explorando a dimensão sonora da linguagem, o livro convida as crianças a brincar com as palavras. Para o ensino básico, a Hora Do Conto apresentará o “7X1910 Histórias da República”, de Margarida Fonseca Santos, no qual retrata sete histórias cujas personagens principais, falando na primeira pessoa, são objectos carregados de simbologia. A Hora do Conto realiza-se à segunda-feira pelas 14h30 e de terça-feira a sexta-feira pelas 10h00, sujeito a marcação prévia. 

O atelier “A Bandeira da República”, ainda enquadrado com as comemorações, vai consistir na montagem da bandeira de Portugal. Todas as partes constituintes da bandeira encontram-se numa folha, têm de ser recortadas e montada nos seus devidos lugares. Finaliza-se a actividade colocando a bandeira no “mastro”. Para os mais novos a actividade poderá consistir em pintar uma bandeira. O atelier realiza-se às terças e quintas-feiras das 14h30 às 16h00 mediante marcação prévia, para grupos com mais de 10 elementos e nunca superior a 25. 

No que diz respeito a cinema, a biblioteca Municipal tem para este mês vários filmes animados todos eles falados em português. No dia 6, “PACHA 2 e o IMPERADOR”, dia 13 “Heffanlump”, Dia 20 “A Lenda do PÉ GRANDE” e por fim no dia 27 “CAPUCHINHO VERMELHO – A VERDADEIRA HISTÓRIAS”. As projecções dos filmes referidos efectuam-se no auditório da Biblioteca pelas 14h30. 

No dia 29 de Outubro, às 15h00, no Auditório da Biblioteca Municipal o atelier “Sons da República” será o desafio colocado às escolas do Ensino Básico, no âmbito da disciplina de Música (AEC), que consiste na apresentação do Hino Nacional, cantado pelas crianças que participam na referida actividade. A liberdade para a apresentação de outras letras e músicas que se enquadrem nas comemorações será também um desafio que colocámos aos participantes. 
 

Ainda pela Biblioteca, no dia 30 de Outubro, das 9h30 às 17h30, realizar-se-á uma Acção de Formação “Itinerâncias” – Direcção Geral do Livro e da Leitura  
Biblioteca Viva, intitulada “Biblioteca Viva. Encontro com as palavras” com Jacinta Maciel. A Acção de Formação será de cariz prático e pretende aproximar a história do seu leitor. Ao mediador serão fornecidas as ferramentas para possibilitar o encontro do texto com os jovens e criar, através do jogo, uma verdadeira atracção pelas palavras das histórias. Através do processo criativo, ajudar-se-ão os jovens a soltar inibições, barreiras e a desenvolver a criatividade. A acção é gratuita, no entanto a inscrição é obrigatória. 
 
Em Outubro no Museu… 
No âmbito das comemorações do centenário da República, o Museu de Penafiel promove diversas actividades durante o mês de Outubro, em torno da peça do mês, “o Busto da República.”  

As actividades terão início logo no dia 9 de Outubro, às 21h00, com o lançamento do livro de José Fernando Coelho Ferreira, intitulado “Penafiel e a Primeira República”, que retrata um estudo aprofundado sobre a história nacional, a nível político, social e económico durante a primeira República, numa história comparada com o que se vivia em Penafiel, com apresentação de António Lobo Xavier.  

Para o dia 10 de Outubro a actividade “Jogos no Museu” vai proporcionar às famílias um espaço de convívio e de lazer em torno dos jogos enquanto objectos culturais valiosos, não só pelo prazer que proporcionam, mas também pelos valores que cultivam e pelo potencial pedagógico que encerram. Esta actividade é de participação livre e gratuita, e realizar-se-á no segundo Domingo de cada mês, entre as 15h00 e as 18h00, sendo dinamizada pela LuduScience. 

Entre os dias 11 e 14 de Outubro, o Museu Municipal de Penafiel acolherá ainda a acção de formação sobre Reservas, promovida pela Rede Portuguesa de Museus e pelo Instituto dos Museus e da Conservação, destinada a técnicos superiores e técnico-profissionais de museografia de todo o país.  

Para finalizar, no dia 31 de Outubro, entre as 15h00 e as 18h00 terá lugar mais um conjunto de actividades integradas no programa “Ao Domingo no Museu”, desta vez em torno da Peça do mês e das comemorações do centenário da República. 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *