Cultura, Reguengos de Monsaraz

Reguengos de Monsaraz comemora centenário da República

O centenário da implantação da República em Portugal vai ser comemorado em Reguengos de Monsaraz com a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, a peça de teatro “Breve História da República Portuguesa” e um concerto com a Camerata ARS Música. O programa integra também a inauguração do novo jardim-de-infância da cidade. 

No dia 4 de Outubro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, vai actuar a Camerata ARS Música, dirigida pelo maestro Jacinto Montezo. Este concerto será preenchido com música dos períodos Barroco, Clássico e Romântico, mas também com obras de compositores portugueses e originais escritos para esta formação.  

A exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República” vai estar patente no Salão Nobre do Município de Reguengos de Monsaraz entre os dias 5 e 10 de Outubro. Esta iniciativa da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, apresenta os trabalhos de 10 ilustradores que trataram 10 temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época a partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX. Os temas tratados plasticamente são: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas. 

Na terça-feira, dia 5 de Outubro, pelas 10h, decorrerá a cerimónia do Içar das Bandeiras, com interpretação do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. A partir das 12h será inaugurado o jardim-de-infância da cidade, infra-estrutura que já está a funcionar desde o início do ano lectivo para 125 crianças entre os três e os cinco anos de idade. Um investimento de 430 mil euros num jardim-de-infância moderno que está integrado no novo Centro Escolar de Reguengos de Monsaraz e que engloba também a Escola Básica do 1º Ciclo e uma creche. 

No dia 6 de Outubro, às 11h, no Auditório Municipal, vai ser apresentada a peça de teatro “Breve História da República Portuguesa”. Este espectáculo teatral de Nuno Miguel Henriques é protagonizado em palco por Nuno Nogueira, Igor Tarquínio e Silvano Magalhães e conta os principais acontecimentos da História de Portugal desde o início da Nacionalidade em 1143 até à Revolução de 5 de Outubro de 1910.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *