Palmela, Sociedade

Câmara e REFER celebram protocolo sobre espaços exteriores das estações – Palmela

A Câmara Municipal de Palmela e a REFER, EPE vão celebrar um Protocolo de Colaboração relativo ao acesso público, à limpeza e à manutenção dos espaços públicos exteriores das estações de Palmela e de Venda do Alcaide.
A celebração deste acordo, aprovado na última reunião pública de Câmara, visa potenciar as deslocações de comboio – uma opção económica e ambientalmente mais sustentável – nomeadamente, através da criação de condições de estacionamento para os seus utilizadores, do tipo Park&Ride. No caso da Estação de Palmela, o estacionamento passará a ser gratuito a partir de 3 de Janeiro de 2011.
            No âmbito do protocolo, com a duração de cinco anos, a autarquia compromete-se a executar, entre outros trabalhos, a limpeza de bermas e passeios pedonais, limpeza de zonas de estacionamento e de circulação automóvel, limpeza e desobstrução de sarjetas e caleiras de drenagem e a manutenção de espaços ajardinados, incluindo rega, corte de prado e remoção de lixos, com uma periodicidade mensal.
            Como forma de prevenir a ocorrência de actos de vandalismo nos veículos estacionados nos referidos parques de estacionamento, o Município e a REFER comprometem-se a interceder junto das autoridades competentes para seja reforçado o patrulhamento policial dos parques de estacionamento de Palmela e Venda do Alcaide.
            A Mobilidade Sustentável tem implícita a melhoria continua das condições de deslocação, a diminuição dos impactes no ambiente e o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, indo ao encontro das grandes orientações estratégicas comunitárias e nacionais neste âmbito. Uma parte significativa da energia consumida resulta da utilização do transporte individual, situação cada vez mais preocupante, dado o crescimento verificado neste sector, fortemente dependente de recursos energéticos não renováveis, nomeadamente do petróleo. Acresce, ainda, o facto de o uso do transporte individual ser igualmente responsável por um conjunto de impactes à escala local e regional associados às emissões de poluentes atmosféricos, ao ruído, ao congestionamento, ao risco de acidente e à ocupação do solo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *