Educação, Évora

Vaivém Oceanário no Jardim Público de Évora

Termina já  no próximo dia 3 de Outubro a presença em Évora do camião que transporta o Vaivém Oceanário (Projecto de Educação Ambiental em Movimento do Oceanário de Lisboa) num périplo pelos mais diversos pontos do País e que cativou as crianças do ensino básico que o têm visitado e respectivos professores. 

Desde o passado dia 27 que este equipamento educativo dirigido a públicos de todas as idades e montado no Jardim Público de Évora, tem acolhido dezenas e dezenas de alunos do ensino básico e crianças do pré-escolar que aprendem mais sobre a vida nos oceanos, mas acima de tudo são consciencializados para a importância de proteger o meio ambiente e valorizar a água como um recurso vital, além de contar também com duas sessões de workshops para professores e educadores. 

Quando foi contactada pelo Oceanário para acolher durante uma semana este projecto, a Câmara Municipal de Évora mostrou-se logo receptiva, prestando o necessário apoio, uma vez que reconheceu a considerável importância deste trabalho na educação dos mais novos, tendo inserido o Vaivém Oceanário na sua programação de actividades lúdico-pedagógicas que assinalam a abertura do ano lectivo de 2010/2011. 

A Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Cláudia Sousa Pereira, acompanhada da Chefe da Divisão de Gestão e Equipamento de Acção Educativa, Helena Ferro, estiveram na quinta-feira no local, tendo assistido às actividades oferecidas aos alunos e ficado bastante satisfeitas com o que presenciaram. 

As actividades englobam, num camião que é adaptado a sala dotada de equipamento multimédia, uma sessão didáctica sobre os oceanos centrada na necessidade de conservação da natureza e na alteração de comportamentos como a forma de proteger o meio ambiente, seguida de passagem de um vídeo sobre a mesma temática em que o protagonista é o VASCO, um menino super-herói, Defensor dos Oceanos, que defende a natureza e o planeta e incentiva todos a agirem como ele.  

“O Vasco poupa, recicla e reutiliza a água, a energia e tudo o que o que no seu dia-a-dia identifica como um recurso que o planeta lhe oferece”, explica o Oceanário de Lisboa, e o seu lema é “VASCO: Vamos Ajudar a Salvar e a Conservar os Oceanos”. 

Após verem o vídeo, as crianças saem da sala e instalam-se numa tenda onde a missão é aprender brincando, através de uma série de actividades como pintura, jogos e outras actividades tendo como base os oceanos e a fauna e flora neles existente. 

Durante o fim-de-semana (sábado: das 10 às 13 horas e das 14:30 às 18 horas; domingo: das 10 às 13 horas) o Vaivém está aberto a toda a população que tenha interesse em conhecer mais sobre os oceanos, a biodiversidade marinha e a sua conservação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *