Borba, Sociedade

Equipamentos geriátricos instalados no concelho de Borba

Os munícipes do concelho de Borba podem agora efectuar exercício físico ao ar livre com equipamentos geriátricos que foram instalados em espaços públicos. No Jardim Municipal de Borba foram instalados oito equipamentos onde é possível realizar diversos tipos de exercícios que fomentam a eliminação de gorduras indesejáveis e a manutenção de maior autonomia dos gestos diários. Nos restantes espaços verdes do concelho, foram também instalados pedais junto dos bancos para realização de exercício a nível dos membros inferiores.

Criados como um novo conceito de socialização nos parques e jardins públicos, os equipamentos geriátricos respondem às necessidades de praticar actividades físicas, transformando-as em convívio agradável e fomentando actividades intergeracionais, reunindo jovens e idosos num mesmo espaço.

Com este objectivo, está  também a ser criado no Parque Desportivo de Borba um equipamento lúdico destinado à prática de mini-golf, com a construção de 18 pistas.

Estes equipamentos foram implementados pelo projecto supra-concelhio Zona dos Mármores – Desenvolvimento Social, a decorrer no âmbito do programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social, coordenado pela Associação de Desenvolvimento Montes Claros, que abrange os Municípios de Borba, Alandroal, Estremoz, Vila Viçosa e Sousel.

O financiamento destes projectos assume duas vertentes de financiamento, uma verba proveniente dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais e uma verba proveniente do Programa Operacional Potencial Humano (POPH). Os equipamentos agora instalados no concelho de Borba são financiados exclusivamente por verbas provenientes dos jogos sociais, num investimento de 44 mil euros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *