Cultura, Póvoa de Lanhoso

Comemorações do centenário da 1ª República na Póvoa de Lanhoso

De 4 a 15 de Outubro, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentam um conjunto de propostas com vista a assinalar o centenário da 1ª República em Portugal e a dar a conhecer como se reflectiu e reflecte na Póvoa de Lanhoso.
 
Uma sessão de Parlamento Jovem, duas sessões de Jornadas de Cultura Local, com Palestras, Exposições e Teatro constituem o Programa. Estas iniciativas estão abertas à participação de toda a comunidade.
 
Nas palavras do Senhor Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, “assinalar o centenário da República é relembrar as mudanças ocorridas no país e em especial no nosso concelho. A Póvoa de Lanhoso não poderia alhear-se desta data histórica e, por isso, a autarquia preparou um programa comemorativo”.
 
A colaboração com a Assembleia Municipal nesta organização prende-se com a realização do Parlamento Jovem. “É fundamental que os jovens percebam e reconheçam os momentos que contribuíram para a nossa identidade colectiva, pelo que o Parlamento Jovem pretende evocar a implementação da 1ª República e despertar nos mais novos o interesse para a sua participação cívica nos órgãos autárquicos concelhios”, refere o Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Humberto Carneiro.
 
PROGRAMA.
Assim, para o dia 4 de Outubro, segunda-feira, a proposta é a abertura, pelas 21h00, da Exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, na Biblioteca Municipal na Casa da Botica. Pelas 21h30, começam as Jornadas de Cultura Local com duas prelecções: “A 1.ª República – Esperanças e Desilusões” por José Manuel Cordeiro e “Ecos da Implantação da República na Póvoa de Lanhoso” por José Abílio Coelho, ambas no Auditório da Biblioteca Municipal, na Casa da Botica.
 
No dia 5 de Outubro, terça-feira, realiza-se uma sessão do Parlamento Jovem sobre o Centenário da 1ª República, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso. Pelas 21h30, abre a Exposição “Ecos e Rostos da 1.ª República na Póvoa de Lanhoso” na Galeria de Exposições do Theatro Club. Pelas 21h45, a Oficina de Teatro da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso apresenta a peça “A República – 100 Anos”, no Theatro Club.
 
No dia 8 de Outubro, sexta-feira, pelas 15h00, e no dia 9 de Outubro, sábado, pelas 21h45, a proposta é ainda a peça “A República – 100 Anos” pela Oficina de Teatro da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, no Theatro Club.
 
No dia 15 de Outubro, sexta-feira, pelas 21h30, há nova sessão de Jornadas de Cultura Local com mais duas intervenções: “A Toponímia da Póvoa de Lanhoso na 1.ª República” por José Bento da Silva e “Hino da Maria da Fonte – O Hino da República!?” por Paulo Freitas, ambas no Auditório da Biblioteca Municipal na Casa da Botica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *