Cultura, Entroncamento

Biblioteca Municipal do Entroncamento assinala o Centenário da República

A Câmara Municipal do Entroncamento promove, através da sua Biblioteca Municipal (BME), um conjunto de iniciativas com o fim de assinalar o Centenário da Implantação da República.
 
De 1 a 8 de Outubro, decorre a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, nas instalações da BME. A DGLB, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, promovem esta exposição, apresentada oficialmente a 16 de Julho. Esta mostra destina-se preferencialmente às bibliotecas municipais, universidades, embaixadas, centros de língua portuguesa no estrangeiro, estabelecimentos prisionais e outras instituições. Com base em textos de autores que marcaram a cultura portuguesa no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou dez ilustradores (João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau) a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.
Esta iniciativa é dirigida ao público em geral. A exposição está aberta durante o horário de funcionamento da BME (dias úteis: 10h-12h30m e 14h-18h; sábados: 9h30m-12h30m) e as entradas na exposição são gratuitas. 
            Entre os dias 1 e 31 de Outubro, decorre a iniciativa “Imagens da República”, dirigida a todos os alunos do 1º Ciclo EB ao Secundário das escolas do Concelho, organizada pela Autarquia/BME. Para participarem, os alunos só têm de produzir trabalhos nos mais variados suportes e formatos, abordando o tema da Implantação da República. Os trabalhos elaborados serão expostos na BME no decorrer do mês de Novembro de 2010 para que possam ser apreciados por todos. Para mais informações, os interessados podem contactar a BME através do telefone 249720400, do e-mail biblioteca@cm-entroncamento.pt ou consultar o blogue http://livrosemlinha.blogspot.com.
 
            Nos dias 6 e 7 de Outubro, nas instalações da BME, terá lugar o ateliê “A República contada às crianças”, entre as 14h30m e as 16h. Neste ateliê, será explicado às crianças o que foi a Implantação da República, quais os seus princípios, antecedentes e símbolos, de uma forma lúdica e pedagógica. A actividade é dirigida a todas as crianças do 1º ciclo EB, segundo marcação prévia com as escolas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *