Lousã, Sociedade

Mais um fim-de-semana (prolongado) de intensa actividade na Lousã

Desporto, Exposições, Concertos e arruadas são algumas das actividades que o Concelho irá acolher de 2 a 5 de Outubro.
 
Neste fim-de-semana, que será prolongado para alguns em virtude do feriado de dia 05 de Outubro, a Lousã terá à disposição dos munícipes e dos turistas um extenso e diversificado programa de actividades.
 
Comemorações do Centenário da República
 
No âmbito das Comemorações do Centenário da República, a Câmara Municipal da Lousã, em parceria com diversas entidades irá promover uma série de iniciativas para assinalar esta efeméride que terá o seu ponto alto no próximo dia 05 de Outubro.
 
Assim, no dia 02 (Sábado), pelas 15h, no Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, terão lugar as conferências “ As sociedades secretas e a I.ª República” e “As sociedades secretas e a I.ª República – o Caso da Lousã”. O orador convidado será o Professor Doutor António Ventura, Docente da Universidade Nova de Lisboa, que, após as conferências procederá à apresentação da exposição “A Carbonária em Portugal”, que estará patente no Átrio da Biblioteca Municipal.
 
Já no dia 03 (Domingo), pelas 16h, o Cine-Teatro da Lousã, será palco de uma actuação da Associação de Instrução e Recreio Angejense. Esta actuação está integrada no projecto “Bandas em Concerto”, promovido pela Direcção Regional de Cultura do Centro e está, também, associada às Comemorações do 63.º Aniversário do Cine-Teatro.
 
No dia 04 (Segunda-feira), pelas 21h30m e também inserido nas comemorações do 63.º Aniversário do Cine-Teatro, terá lugar um concerto com os bem conhecidos “UHF”. Esta banda, criada em 1978 e liderada por António Manuel Ribeiro, levará a palco alguns dos seus mais conhecidos temas como “Rua do Carmo”, “Cavalos de Corrida”, entre outras. Os bilhetes, que têm um custo de 6€, encontram-se já à venda no Espaço Internet e estarão, também, disponíveis no Cine-Teatro uma hora antes do espectáculo.
 
No dia 05 (Terça-Feira), feriado nacional, pelas 09h será realizada uma arruada pela Sociedade Filarmónica Lousanense e visita guiada à “Toponímia Republicana Lousanense” onde serão descerradas três lápides comemorativas/evocativas do I.º Centenário da República. Estas lápides serão descerradas na Casa onde se realizou o I.º Comício Republicano, no Largo da República e na antiga casa da “Typographia Louzanense”.
 
Pelas 10h30, no edifício dos Paços do Concelho, será hasteada a Bandeira Nacional, seguindo-se uma interpretação do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Filarmónica Lousanense acompanhada pelo Coro Misto da Lousã, nas escadarias do edifício e o descerramento de uma lápide comemorativa do Iº Centenário da República.
 
Às 12h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, terá lugar a Sessão Solene Evocativa do Centenário da República.
 
À tarde, pelas 17h, no Auditório da Biblioteca Municipal, será apresentada a obra “A República na Lousã” da autoria de José Ricardo Almeida, seguindo-se uma visita à exposição “Lousã na República: Comemoração dos 100 anos”.
 
“Avalanche” de emoções na descida da Serra
 
A 9.ª edição do “Avalanche”, prova de Down-Hill, terá lugar nos dias 02 (treinos) e 03 (Treinos + prova) de Outubro.
 
O “Avalanche” continua a ser a maior prova de descida colectiva realizada em Portugal, atraindo sempre muitos atletas da vizinha Espanha, alguns deles de renome neste tipo de prova, tais como Tomás Misser (vencedor da edição de 2006) e Pau Reixachs (2º em 2008 e 2009).
 
Este ano, o percurso será ainda mais longo, com alguns novos “singletracks”, num traçado com o tempo previsto de realização de 20 minutos, sendo que a partida e chegada será nos locais dos anos anteriores (partida no Trevim, às 14h30m e chegada no Parque Municipal de Exposições).
 
O “Avalanche” teve nas últimas 3 edições vencedores diferentes (Tomas Misser, André Beato e Hélder Padilha), prevendo-se assim, para este ano, uma grande disputa pelo lugar mais alto do pódio.
 
Tal como em edições anteriores, os primeiros 50 do ano anterior tem inscrição gratuita e a organização só se responsabiliza pelo transporte dos primeiros 500 Atletas inscritos.
 
Para a noite de Sábado (dia 02) está agendado um espectáculo de “Trial Bike”, na Praça Sá Carneiro pelas 22 horas.
 
Torneio de Voleibol nos Pavilhões Municipais
 
No dia 05 (Terça-Feira), os Pavilhões Municipais N.º 1 e 2, acolherão um Torneio de Voleibol organizado pelo Lousã Volley Clube.
 
Após a realização do Torneio “Summer Cup” (um dos maiores torneios de voleibol do mundo) e do Torneio “Vila da Lousã”, esta será mais uma iniciativa de promoção da modalidade no Concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *