Cultura, Torres Vedras

Exposição fotográfica sobre o Sudário de Turim patente em Torres Vedras

De 1 a 17 de Outubro vai estar patente no claustro do Convento da Graça, em Torres Vedras, uma exposição fotográfica sobre o Sudário de Turim.

De referir que este objecto, uma das relíquias mais famosas do Cristianismo, é um pano de linho puro, que alguns afirmam ter sido utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após a sua crucificação. Mede 4 metros e 36 centímetros de comprimento por 1 metro e 10 centímetros de largura.

Tradicionalmente, o Sudário de Turim é mostrado ao público a cada 25 anos, mas recentemente os intervalos entre cada exibição desta relíquia têm sido mais curtos. A exibição mais recente daquele sudário ocorreu este ano, em Turim, entre 10 de Abril e 23 de Maio.

As fotografias que constituem aquela exposição que estará pela primeira vez em Torres Vedras são da autoria de Barrie Schwortz, o fotógrafo oficial da equipa que analisou o Sudário de Turim em 1978. De salientar que esta exposição apresentará uma réplica deste sudário, das seis existentes a nível mundial, impressa a cores e em algodão.

Realce-se que o Papa Bento XVI afirmou que o Santo Sudário reflecte os “sofrimentos” de todas as pessoas, permitindo ver, “como num espelho”, os “sofrimentos de Cristo”.

Segundo Pam Moon, a autora daquela exposição fotográfica: “Não se pode provar que o Sudário é o pano onde Cristo foi sepultado e ressuscitou mas isso está de acordo com o Jesus dos Evangelhos. Ele falava por parábolas e recusou-se sempre a dar um sinal irrefutável aos que duvidam. O que Jesus pede a quem o quer seguir é a FÉ.”

Apesar das várias teorias e tentativas para explicar o Sudário de Turim, é consensual que este objecto é um artefacto extraordinário, simultaneamente misterioso e majestoso, que não deixa ninguém indiferente e que constitui uma constante provocação à condição humana.

A exposição fotográfica sobre o Sudário de Turim no claustro do Convento da Graça pode ser observada de 3.ª feira a Domingo, das 10h às 18h. Esta iniciativa é organizada pela Irmandade do Senhor dos Passos e pela paróquia de Torres Vedras com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *