Cultura, Reguengos de Monsaraz

Cantora japonesa interpreta fados no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz

A música tradicional japonesa do grupo Famirosa Harmony é um dos destaques do Outubro Mês da Música. Esta iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz vai apresentar vários espectáculos musicais ao longo do próximo mês. 

O primeiro concerto será preenchido com a música dos períodos Barroco, Clássico e Romântico da Camerata ARS Música, na segunda-feira, dia 4 de Outubro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Para além destas interpretações, o repertório integra também obras de compositores portugueses e originais escritos para esta formação. Dirigida pelo maestro Jacinto Montezo, a Camerata ARS Música foi criada em 1990 e é constituída por flauta, oboé, dois clarinetes, fagote, violoncelo, contrabaixo de cordas e harpa. 

No dia 8 de Outubro, às 21h30, no Auditório Municipal actua o grupo feminino japonês Famirosa Harmony, acompanhado nalguns temas por Mário Moita ao piano e Kajó Soares ao saxofone e guitarra portuguesa. Esta família, constituída pela mãe Yukiko (professora doutorada em piano) e as filhas Emiko (formada em piano é também compositora), Yumiko (formada em canto é ainda pianista e compositora) e Fumiko (formada em violino é também cantora e pianista), apresenta em Reguengos de Monsaraz um espectáculo de músicas tradicionais japonesas. Durante o concerto vão ser interpretados dois fados com Fumiko a cantar em português e Mário Moita em japonês. A mensagem musical da Famirosa Harmony incentiva ao entendimento entre os povos do mundo e à conservação do planeta para as gerações vindouras. 

“Música no Museu” é o nome do espectáculo que vai ser apresentado no dia 16 de Outubro, pelas 21h30, na Igreja de Santiago, em Monsaraz. Esta iniciativa da Fundação Inatel conta com a participação da Orquestra Metropolitana de Lisboa e pretende levar a música a espaços fora dos grandes centros urbanos. Em Monsaraz actuam dois músicos desta orquestra, nomeadamente Stéphanie Manzo (harpa) e Nuno Inácio (flauta), num dueto em que vão interpretar música de câmara de Johann Sebastian Bach, Vincent Persichetti, Jean-Michel Damase e Nino Rota. 

No dia 23 de Outubro vai decorrer um encontro de grupos corais, às 16h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Em palco vão estar o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Associação do Grupo Coral da Granja, Grupo Coral Ceifeiros de Cuba, Grupo Coral dos Mineiros de Aljustrel, Grupo Coral Feminino Rosas de Março de Ferreira do Alentejo e Grupo Coral da Casa do Povo de Ferreira do Alentejo. 

O Outubro Mês da Música vai fechar no dia 30 de Outubro, pelas 21h30, no Auditório Municipal, com um recital de canto e piano. Jaime Varela vai interpretar canções napolitanas acompanhado por Mauro Dilema. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *