Educação, Marco de Canaveses

“Projecto Escola Feliz” continua a levar sorrisos e felicidade aos alunos das escolas do Marco de Canaveses

Projecto que teve o mais alto patrocínio do Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, quando visitou o concelho do Marco de Canaveses, em Dezembro de 2008, e foram assinados os primeiros protocolos, chegou às duas EB1’s da freguesia de Penha Longa. 
 

     Elogiado pelo Presidente da Republica, pela qualidade empreendedora colocada ao serviço do ensino no concelho do Marco de Canaveses, e apontado como um exemplo a seguir, o “Projecto Escola Feliz”, continua a levar sorrisos às crianças das escolas do concelho do Marco de Canaveses, que irradiam felicidade sempre que são visitadas e presenteadas com material que outrora não estava ao seu alcance, enquanto os próprios Professores elogiam o Projecto, porque satisfaz uma parte muito significativa das necessidades escolares – È o verdadeiro espírito do mecenato colocado ao serviço da educação, assumido no Marco de Canaveses como paixão a cumprir.

       O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Dr. Manuel Moreira, acompanhado do Presidente da Assembleia Municipal, António Coutinho e da vereadora com o Pelouro da Educação, Dr.ª Gorete Monteiro, da Presidente da Junta de Freguesia e dos Padrinhos, deslocaram-se na manhã desta quarta-feira às Escolas de Penha Longa, primeiro São Sebastião 1 e imediatamente a seguir São Sebastião 2 em Piares.

     Na Escola de São Sebastião 1, são padrinhos a “Negócios com Nexo, SA, de Vila Nova de Gaia e Penha Longa, representada pelo administrador Dr. João Cordeiro dos Santos, que em homenagem a sua mãe, antiga pedagoga e escritora deu o nome de Prof.ª Maria Amélia Carneiro a uma das salas, enquanto a segunda sala foi apadrinhada por Consmar Construções e Madalena Seguros, representada por Madalena Correia.

     Na EB1 de São Sebastião 2, em Piares, uma das salas foi apadrinhada pela Assembleia Municipal do Marco de Canaveses, com todos os deputados municipais de todas as forças politicas representadas deram o seu contributo pessoal, num acto que é um verdadeiro exemplo de cidadania, enquanto a segunda sala foi apadrinhada por Optirecta – Unipessoal Lda., representada pela sócia Dulcineia Susana Andrade Aguiar.

     A entrega dos presentes: material didáctico e desportivo, computadores e impressora, foram acompanhadas de uma colossal explosão de alegria, especialmente das crianças que não escondiam a satisfação de puder aceder ao material que alguns nunca tinham tocado, pois até agora não estavam à seu alcance.

     Entre o material entregue, realce para um mini-torso(que permite observar alguns órgãos do corpo humano ao pormenor) , um esqueleto, um globo terrestre, CD’s didácticos para as disciplinas de Português, Matemática, Trânsito, Geografia, entre outros, um microscópio, uma caixa métrica e termómetro de graus Célsius, assim como material de pintura, tabelas e bolas de basquete e bolas de futebol.

     Cada uma das salas desta escola foi ainda contemplada com um computador novo com impressora e ainda um videoprojector, que vai reconhecidamente enriquecer as aulas.

     As responsáveis pelas escolas, agradeceram emocionadas as ofertas, referindo, “são muito importantes e adaptadas às necessidades de quem lecciona. É pois necessário enaltecer e reconhecer o papel que Câmara Municipal e Assembleia Municipal têm vindo a desenvolver para corresponder às necessidades de todos os alunos do concelho, proporcionando-lhes algo que há alguns ano atrás era impensável”.

     Por seu turno o Presidente da Assembleia Municipal, António Coutinho, realçou que este projecto, que o órgão a que preside abraçou, “é uma importante resposta que pretende entre outras, contribuir para combater o insucesso escolar, e que queremos dotar as escolas de todo o material necessário que contribua para o bem-estar dos alunos e algo que possa ser um importante contributo para a aprendizagem. Este projecto Escola Feliz pretende levar felicidade a todas as escolas”.

     O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Manuel Moreira reafirmou a vontade do executivo a que preside, “ promover um ensino de qualidade no concelho, sendo pois com muito orgulho que partilhamos este projecto Escola Feliz, para que os alunos da nossa terra tenham um ensino que seja motivo de regozijo e orgulho – Estamos muito felizes por sentir a vossa felicidade!”, disse o Dr. Manuel Moreira perante a plateia com todos os alunos presentes, que não conseguiram conter um explosivo e caloroso grito de alegria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *