Portimão, Sociedade

Portimão promove em Outubro importantes iniciativasnas áreas social e da saúde

O mês de Outubro vai ficar caracterizado em Portimão por um vasto conjunto de iniciativas ligadas às preocupações de cariz social e à saúde, de onde se destacam a inauguração da Rota Acessível, o 2º Golden Age Gym Festival, a 10ª edição da Mamamaratona e a realização de várias acções de formação e sensibilização. 

No primeiro dia do mês, cerca de 1500 seniores do município confraternizam no Portimão Arena, comemorando o Dia Internacional do Idoso, tradicional momento de convívio que surge da aposta do Município junto deste estracto populacional, sendo de realçar a existência de cerca de 4000 portadores do Passaporte Sénior, o qual proporciona um vasto conjunto de serviços e descontos aos beneficiários. 

Entre 3 e 8 de Outubro a cidade acolhe o 2º Golden Age Gym Portimão 2010, grande evento destinado a ginastas com mais de 50 anos de idade e que tem como objectivo a promoção da actividade física e estilo de vida saudável junto deste segmento de população, numa organização conjunta entre a União Europeia de Ginástica, a Federação de Ginástica de Portugal e a Câmara Municpal de Portimão. 

Com a presença de cerca de 1500 praticantes, de 21 países, este festival decorrerá em vários espaços da cidade e está aberto a participantes desta faixa etária em diversas modalidades, incluindo um vistoso desfile de abertura, apresentações ao ar livre e workshops, tendo como ponto alto a gala de despedida. 

Projecto pioneiro a nível nacional, a Rota Acessível de Portimão será inaugurada oficialmente no dia 8, fazendo parte do programa a realização da conferência internacional “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”, com a participação da secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, que se juntará a oradores de renome naquela matéria. 

A Rota Acessível, uma das primeiras na Europa, representa uma forte aposta do Município na inclusão social, ao eliminar as barreiras arquitectónicas existentes no centro administrativo da cidade, através de um percurso com mais de 6 km, contínuo, desobstruído, devidamente sinalizado e neste momento em execução, num investimento autárquico de 300 mil euros. 

Destaque também para a 10ª edição da Mamamaratona, uma organização da Associação Oncológica do Algarve e da Câmara Municipal de Portimão agendada para o dia 10 e que este ano pretende juntar dez mil participantes na Zona Ribeirinha da cidade para uma grande acção de sensibilização para a problemática do cancro da mama. 

A iniciativa, que se poderá transformar no maior evento de solidariedade alguma vez realizado na região algarvia, visa ainda angariar fundos para a construção da Casa Flor das Dunas, residência temporária destinada aos doentes em tratamento na Unidade de Radioterapia de Faro e estimada em um milhão de euros. 

Os riscos da sexualidade na adolescência, que constituem uma das questões sociais mais prementes da actualidade, merecerão a realização de uma acção de formação, entre 6 de Outubro e 8 de Novembro, destinada a educadores de infância e professores de todos os ciclos do ensino básico e secundário. 

A ideia da Câmara de Portimão ao promover a iniciativa é aumentar os conhecimentos dos participantes sobre os riscos associados à sexualidade e a sua assertividade na educação para a prevenção dos mesmos, capacitando os intervenientes para o desenvolvimento de programas de prevenção dos riscos associados à sexualidade na adolescência e de estratégias pedagógicas preventivas, integrando-as nos projectos educativos da escola. 

Ainda na área da juventude, é de realçar o X Congresso Nacional de Centros de Formação e Associação de Escolas, que entre 14 e 16 de Outubro reunirá na Praia da Rocha alguns especialistas na matéria, para focarão a temática “Por uma visão estratégica de formação”. 

São objectivos do congresso abordar o desenvolvimento organizacional das Escolas e dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), numa perspectiva de planeamento estratégico e de gestão sustentável, promovendo ainda uma perspectiva de futuro para a formação contínua, como pilar do desenvolvimento educativo. 

Subordinado ao tema central “Saúde, Ética e Qualidade”, o II Congresso CHBA, promovido pelo Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e apoiado pelo Município de Portimão, decorre no Hotel Pestana Alvor em 28 e 29 de Outubro, para reflectir sobre temas como a diabetes, o enquadramento de pediatria, a cirurgia de ambulatório, os cuidados paliativos, a ética, a medicina regenerativa e o risco em medicina e qualidade 

O congresso, que reunirá profissionais da saúde de projecção nacional e internacional. consagra uma componente prática, com cursos em áreas como o pé diabético, a radiologia de urgência, a sépsis e as infecções associadas aos cuidados de saúde. 

Com este conjunto de iniciativas, promovidas ou apoiadas pelo Município, Portimão continua a trilhar uma via onde são considerados prioritários e merecem toda a atenção os factores que contribuem para a qualidade de vida dos munícipes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *