Ansião, Sociedade

Município de Ansião assinala 100 anos de República

Nos próximos dias 4 e 5 de Outubro o Município de Ansião dinamiza um programa que visa assinalar e comemorar o centenário da implantação da República.

No dia 4 o ponto alto do programa é a apresentação do livro Centenário da República em Ansião (1910-2010). Trata-se de uma obra de profunda investigação do reputado historiador Ansianense Dr. Manuel Augusto Dias. A apresentação acontece pelas 21h00 no auditório do centro cultural de Ansião. De seguida, pelas 22h00, abre ao público no mesmo edifício a exposição “A chegada da República”.

O dia 5 de Outubro fica marcado por uma conferência sobre o centenário da República, a acontecer a partir das 15h00 e preenchida por comunicações por três brilhantes historiadores. A primeira comunicação será sobre “A Maçonaria e a Implantação da República”, da responsabilidade do Mestre António Lopes, Director do Museu Maçónico Português. Segue-se a comunicação “Republicanização no concelho de Ansião”, pelo Dr. Manuel Augusto Dias. A terceira comunicação tem como título “  No centenário do 5 de Outubro: a história desconhecida da I República”, e será apresentada pelo Doutor Luís Bigotte Chorão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *