Arouca, Sociedade

Geo(Des)Envolver nas Colheitas – Arouca

Durante a Feira das Colheitas 2010, que decorreu de 23 a 26 de Setembro, os visitantes tiveram, pela primeira vez, a oportunidade de deliciar-se com o sabor tradicional da Broa Caseira e recordar os costumes e saberes em torno da sua confecção.
 
 Na 66ª edição deste certame, a Cerca do Mosteiro de Arouca foi palco de actividades relacionadas com “Vivências da Vida Agrícola”, das quais se destacam a confecção e o concurso da broa caseira. Para a confecção deste produto local estavam disponíveis dois fornos, onde eram confeccionados os bolos de carne e a broa, que podiam ser degustados pelo público.
 
 No dia 24 realizou-se no pátio interior do Mosteiro de Arouca o concurso “A melhor broa caseira 2010”, com a presença de 11 participantes. O júri era constituído por 7 membros representantes das seguintes entidades: Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte – Delegação Regional do entre Douro e Vouga, Associação de Agricultores do concelho de Arouca, Cooperativa Agrícola de Arouca, Panificadora Arouquense, Câmara Municipal de Arouca, Associação Geoparque Arouca e ADRIMAG. Deste concurso saiu vencedora a broa pertencente a Idalina de Pinho Júlio da freguesia de Urrô, sendo atribuído o 2º e 3º lugares a Florinda Teixeira de Sousa Brandão da freguesia de Santa Eulália e Delfina Fernandes Barbosa da freguesia de Espiunca, respectivamente.
 
Goreti Brandão, Coordenadora Técnica do Arouca Inclui, referiu que esta iniciativa contribuiu para alcançar um dos grandes objectivos do projecto Geo(Des)Envolver – a valorização da broa caseira como um recurso local com grande potencial económico e turístico. Todos os técnicos envolvidos no projecto fazem um balanço positivo da iniciativa, encetando estratégias futuras que promovam o empreendedorismo feminino e a valorização dos saberes ancestrais em torno da confecção da broa tradicional. 
 
Geo(Des)Envolver
 
Esta iniciativa insere-se no projecto Geo(Des)Envolver – uma das acções previstas no projecto “AroucaInclui” – Contrato Local de Desenvolvimento Social – coordenado pela ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira.
 
O Geo(Des)Envolver insere-se no eixo da Capacitação da Comunidade e das Instituições e está a ser desenvolvido em parceria com a AGA – Associação Geoparque Arouca e com a Câmara Municipal de Arouca (Museu Municipal).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *