Sociedade, Trofa

Comemorações da Implantação da República Portuguesa a 5 de Outubro na Trofa

A 5 de Outubro deste ano assinala-se o Centenário da Implantação da República em Portugal.
 
Trata-se de uma data muito relevante da História nacional, e extremamente inovadora na Europa, já que a foi a terceira República europeia a ser implantada, depois da França e da Suíça.
 
Os 100 Anos da República Portuguesa são comemorados no Concelho Trofense com várias iniciativas culturais, promovidas pela Câmara Municipal da Trofa.
 
Desta forma, a 5 de Outubro, às 10 horas da manha, no âmbito de uma iniciativa de foro nacional, a Câmara Municipal da Trofa, em simultâneo com todos os Municípios portugueses, vai proceder à cerimónia de Hastear das Bandeiras, ao som “D’a Portuguesa”, entoada por Coros do Município, no edifício sede da autarquia.
 
Nesse mesmo dia, inaugura, na Casa da Cultura da Trofa, às 15h00, a Exposição “Heliodoro Salgado e a República”, uma apresentação histórica cronológica, ilustrada dos acontecimentos a montante e a jusante do 5 de Outubro de 1910, com enfoque na personalidade e obra de Heliodoro Salgado, personalidade marcante da República, nascido na Trofa.
 
Em seguida decorre a Tertúlia “O Ideário Republicano, fundamento do Estado Moderno”, com a participação de Carlos Lage, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN).
 
Na Sexta-feira seguinte, a 8 de Outubro, realiza-se um Concerto de Gala, com a actuação da Banda Sinfónica da GNR. A actuação inicia às 21h30, na no Salão Polivalente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, na Rua Dom Pedro V.
 
A 12 de Outubro, o Parque Nossa Senhora das Dores recebe, às 10h00, a Comemoração do Dia do Comando Territorial do Porto da GNR.
 
As comemorações que vão decorrer evocam fundamentalmente as duas Repúblicas e alguns dos movimentos de resistência à ditadura, tanto no plano civil como militar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *