Economia, Portimão

Portimão acolhe evento de partilha de ideias empreendedoras

Portimão  é a cidade anfitriã da segunda edição do evento TEDxEdges em Portugal. É já na próxima sexta-feira (1 de Outubro), no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO) que este evento inspirador terá lugar, trazendo ao Algarve o espírito positivo e empreendedor dos eventos TED.

Portimão abre portas para um grande espaço de troca de ideias e experiências inovadoras em torno da criatividade e da tecnologia, apostando nas pessoas e na sua capacidade empreendedora. 

“Portimão tem trilhado o caminho da inovação e do desenvolvimento nos últimos anos, tendo realizado uma série de investimentos estruturantes que dotaram o município de condições indispensáveis para garantir o futuro. É uma grande honra receber uma iniciativa como o TEDxEDGES, ainda por cima sendo a primeira realizada a sul do país. Queremos estar na linha da frente em termos de inovação, criatividade, empreendedorismo e desenvolvimento”, defende Manuel da Luz, Presidente da Câmara Municipal de Portimão.  

Neste sentido, Portimão será palco no dia 1 de Outubro de um verdadeiro “Spa de ideias” tendo como temática de fundo Novos Modelos Tecnológicos e de Desenvolvimento Económico para a região do Algarve, num claro objectivo de alavancar um movimento cultural de empreendedorismo e inovação em Portugal que será explorado pelos organizadores durante o evento.  

“ O Algarve para além dos produtos turísticos tradicionais da praia, do golfe, tem um conjunto de grande desafios sociais e humanos que nós acreditamos só poderem ser vencidos com o tipo de ideias dinâmicas que serão apresentadas no TEDxdges, como sejam: um maior e melhor empreendedorismo, universidades mais ambiciosas e ligadas à vida real das empresas, captação de talentos internacionais e , sobretudo, de retenção do talento nacional e criação de novas indústrias do bem estar”, afirma André Marquet, da organização do TEdxEdges. 

Histórias inspiradoras, em áreas tão diversas como a poesia, a agricultura, novas formas de turismo, energias, videojogos ou música, irão marcar o programa, contando com a participação de oradores de prestígio ao nível da tecnologia e inovação. 

Destaque, entre muitos outros, para: 

  • Suomodip Sarkar, Docente da Universidade de Évora e considerado um dos 100 principais especialistas mundiais em inovação pelo World Economic Forum
  • Stephan Magnus, Professor convidado no ISEG de Lisboa, em gestão de inovação, com residência no Algarve, e colaborador frequente com empresas líderes como Audi e Mercedes.

• Carlos Moura, Comediante e actual Director de Conteúdos do Programa “5 para a Meia-noite” (RTP2)

• Jorge Sales Gomes, Presidente Executivo da Brisa Inovação e Tecnologia

• Jorge Graça, Membro do Conselho Executivo da ZON TV Cabo

• Scott Steindorff, produtor e director norte-americano de televisão e cinema, com vasta experiência em projectos cinematográficos de promoção de cidades ou regiões junto de audiências de âmbito internacional. Irá abordar o tema “Como pode o Algarve vir a ser um estúdio de Hollywood na Europa”. 

Assinalando também o Dia Mundial da Música (celebrado a 1 de Outubro), o músico português  Rodrigo Viterbo mostrará no TEMPO como instrumentos de música podem estimular o trabalho em equipa. 

São esperados cerca de 300 participantes, das mais diversas áreas: artistas, empresários, professores, cientistas, etc…, oriundos de vários pontos do país e estrangeiro, que serão uma garantia e um forte contributo para que a edição do TEDxedges seja desde já um sinal positivo. 

Todas as informações, incluindo a agenda e possibilidade de registo no evento, estão disponíveis em www.tedxedges.com.  
 

Sobre o TEDxEdges

O TEDxEdges é um evento exclusivo de um dia, realizado pelo 2º ano consecutivo: em 2009 teve lugar na Fundação Luso Americana, em Lisboa e em 2010 terá lugar no dia 1 de Outubro no Teatro Municipal de Portimão, no Algarve. Para mais informações visite www.tedxedges.com

Ao TEDxEdges já se associaram várias marcas como a ZON Multimédia, CISCO, Caixa Geral de Depósitos, OUTMarketing, Almago, Cria, Alarcom, Hotwords, Invoic€xpress, Street Surfing, showz.me, O´REILLY, TIVOLI Marina de Portimão, AIP, iZi, Martinhal Sagres Algarve, AERUS, NERA, QUODIS, FATdux, kotoSTUDIOS, CODEX e instituições como a Fundação Luso Americana, CCDR Algarve e Universidade do Algarve. Tem como parceiros de media, a RTP, BOA MEMÓRIA, O Algarve e o Jornal i. 
 

Sobre o TED

TED é uma pequena organização sem fins lucrativos dedicada a “Ideias que Merecem ser Disseminadas”- Ideas Worth Spreading. Iniciou-se em 1984 como uma conferência que reunia pessoas de três mundos: Tecnologia, Entretenimento e Design. Desde então, o seu âmbito de actividade tornou-se cada vez mais amplo. Juntamente com a Conferência anual TED em Long Beach, Califórnia, e as conferências TEDGlobal em Oxford no Reino Unido, TED inclui o premiado site TEDTalks video, o Open Translation Program, o novo programa comunitário TEDx e o prémio anual TED. Para mais informações visite www.ted.com
 

Sobre os eventos TEDx

Os eventos TEDx – uma nova iniciativa da organização TED – são organizados de forma independente por grupos locais em diferentes lugares ao redor do mundo. No espírito de ”Ideas Worth Spreading”, o TEDx é um novo programa de administração local, de eventos auto-organizados que reúnem pessoas para partilhar uma experiência parecida ao TED. A conferência TED fornece orientações gerais para o programa TEDx, mas os eventos TEDx, incluindo este, são auto-organizados. Para mais informações visite www.ted.com/tedx.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *