Sociedade, Torres Vedras

Encontro de Arquitectura e Urbanismo – Torres Vedras

Durante o mês de Outubro, a Câmara Municipal de Torres Vedras promove o Encontro de Arquitectura e Urbanismo, subordinado ao tema “Pensar, Regenerar, Habitar” que se reflectirá num conjunto de iniciativas que passam por conferências, um fórum de participação pública, entrega do Prémio Bienal de Arquitectura da Câmara Municipal de Torres Vedras e uma exposição. 

Relativamente às  conferências, encontram-se agendadas as seguintes sessões: 

“Distinguir a Arquitectura: A Legitimação do Valor e a Prática Profissional”, no dia 8 de Outubro, às 17h00, no Auditório do Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras.

Esta iniciativa contará com a presença do presidente da Ordem dos Arquitectos, Arq. João Belo Rodeia, e tem como principal objectivo promover uma reflexão sobre o papel dos prémios de arquitectura enquanto factores de reconhecimento público dos autores e incentivo à qualidade arquitectónica. 

“Regenerar os Centros Históricos: Uma Perspectiva Integrada”

Dia 15 de Outubro, às 17h00, no Auditório do Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras.

Esta conferência será dedicada à temática da regeneração urbana dos centros históricos, procurando-se promover a reflexão sobre o papel da política de cidades Polis XXI enquanto instrumento promotor de alterações significativas no planeamento prospectivo do território, desde a sua concepção à sua aplicação prática.

Contará com a presença do ex-secretário de estado do Ordenamento do Território e Cidades, Professor Doutor João Ferrão. 

O ciclo de conferências encerra no dia 29 de Outubro, à mesma hora e no mesmo local das restantes, com uma sessão subordinada ao tema: “Espaço Interior: Imagens de Sonho a Propósito de Habitar a Cidade Histórica”, com a qual se pretende promover uma reflexão sobre os novos modos de habitar os centros históricos e sobre os mecanismos de criação de novas identidades e olhares sobre os espaços construídos. 

No dia 8 de Outubro, Dia Mundial da Arquitectura, às 22h00, decorrerá no Átrio do Edifício Multiserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras a cerimónia de entrega do Prémio Bienal de Arquitectura e a inauguração de uma exposição dedicada à mesma temática. Esta é uma forma de dar a conhecer e distinguir alguns projectos desenvolvidos na área da arquitectura e urbanismo, no concelho de Torres Vedras. A exposição poderá ser visitada até ao dia 29 Outubro. 
 

Ainda no âmbito da realização deste encontro terá lugar o 1.º Fórum de Participação Pública do “Torres ao Centro”, no dia 22 de Outubro, às 21h00, no Auditório do Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras. Este fórum tem como principal objectivo informar a comunidade local, nomeadamente moradores e comerciantes do centro histórico, sobre as intervenções previstas no âmbito do Programa de Acção “Torres ao Centro: Regeneração Urbana do Centro Histórico de Torres Vedras”. 
 

Com a realização deste I Encontro de Arquitectura e Urbanismo procura-se estimular a reflexão em torno da arquitectura e do urbanismo praticados no concelho de Torres Vedras e o seu contributo para a optimização dos processos de intervenção no território e a melhoria da qualidade dos ambientes construídos. 

O tema deste ano – “Pensar, Regenerar, Habitar” – tem origem em três acções em desenvolvimento no concelho: a atribuição do Prémio Bienal de Arquitectura; a regeneração urbana do centro histórico da cidade – Programa de Acção Torres ao Centro – ao abrigo da Política de Cidades Polis XXI “Parcerias para a Regeneração Urbana”; e o desenvolvimento de um evento bienal sobre a reabilitação de habitações em contextos degradados – o Habitar Torres Vedras. 

O Encontro de Arquitectura e Urbanismo é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e tem como parceiro media o Jornal Planeamento e Cidades. 
 

Toda a informação e programa detalhado disponíveis em: www.cm-tvedras.pt

Mais informações pelo tlf.: 261 310 474 ou pelo e-mail:

 carmenquaresma@cm-tvedras.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *