Desporto, Évora

BikÉvora começa sexta-feira

A contagem decrescente para a terceira edição do BikÉvora, um evento organizado pela Câmara Municipal de Évora em torno da bicicleta, já começou. Esta sexta-feira, dia 1 de Outubro, realiza-se o Passeio Nocturno pelo Centro Histórico, naquela que será a primeira actividade de uma oferta variada e que só irá terminar no Dia da República (5 de Outubro). 

A diversificação da oferta desportiva tem como objectivo abranger todas as vertentes das “duas rodas” e todos os níveis de praticantes. Assim, na noite de sexta-feira, numa organização do BTT Malagueira, o Passeio Nocturno, com um grau de dificuldade baixo, destina-se a praticantes entre os “8 e os 80 anos”, que poderão desfrutar da sua cidade de uma forma diferente. 

No sábado (2 de Outubro), para além de inúmeras actividades para os mais novos, ao longo do dia, na Praça de Giraldo, o Grupo Desportivo Diana, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, recupera o tradicional Circuito das Muralhas em ciclismo, uma prova destinada a sub-23 e a veteranos. 

O Circuito das Muralhas, previsto decorrer entre as 15h00 e as 18h00, desenvolver-se-á praticamente em toda a zona oeste da cidade, apresentando como principal dificuldade a subida ao Alto de S. Bento, pelas piscinas municipais. Os participantes terão de efectuar sete passagens por um circuito com 8,5 quilómetros aproximadamente. Aos eborenses apela-se à melhor compreensão pelos eventuais transtornos de tráfego que a prova irá provocar. 

Para o domingo, os amantes do cicloturismo terão a possibilidade de participar num passeio pelo concelho de Évora, promovido pelo clube “Os Pedaleiras”, cujo principal objectivo é a divulgação/promoção do Passeio da Família do dia 5 de Outubro e das vantagens da prática desportiva regular em segurança, de preferência em bicicleta. 

O 1º Colóquio do BiKévora subordinado aos temas: Ergonomia na Bicicleta e Nutrição/Suplementação, promovido pelo Grupo Desportivo de Santo António (GDSA), terá lugar no Palácio D. Manuel, entre as 19h00 e as 21h00, de segunda-feira, dia 4 de Outubro, antecedendo o Passeio da Família do dia 5 de Outubro, cuja concentração e partida é o Rossio de S. Brás. 
 

Passeio da Família

celebra a República 

Depois de fechadas as inscrições para os kit’s que incluem bicicletas (ainda haverá uma segunda fase), a Câmara Municipal Évora está a contar com a presença de mais de mil bicicletas no Passeio da Família, o ponto alto do BiKévora. 

O Passeio da Família, coordenado pelo “Pára e Bebes”, conta com o apoio de uma série de agentes do concelho, patrocinadores e estabelecimentos comerciais da especialidade, está agendado para o dia 5 de Outubro (feriado), constituindo uma forma diferente de celebrar o Centenário da República. 

O Passeio da Família, com início e fim no Rossio de S, Brás, tem o mérito de reunir avós e netos, pais e filhos, num passeio de apenas 12 quilómetros pelas principais artérias e vias de Évora, num ritmo lento (passeio), onde a bicicleta é o elo comum.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *