Amadora, Sociedade

Câmara Municipal lança linha de apoio a seniores – Amadora

A Câmara Municipal da Amadora vai lançar, no próximo dia 1 de Outubro, pelas 15 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Piteira Santos, a Linha AMASÉNIOR saúde e apoio social.

Diagnosticadas as necessidades da população residente no Município com 65 ou mais anos, um grupo com bastantes vulnerabilidades desde logo associadas aos baixos rendimentos, ao isolamento social e em alguns casos à reduzida mobilidade que dificulta o acesso a bens e serviços, a autarquia decidiu criar duas novas linhas de apoio: a Linha AMASÉNIOR – Saúde (214 930 010) e a Linha AMASÉNIOR – Apoio Social (800 207 632).  

LINHA AMASÉNIOR – Saúde:

O acesso Serviços de Saúde por parte desta população é de difícil acesso nos períodos nocturnos, fins-de-semana e feriados em que os Serviços de Atendimento Complementar do Agrupamento dos Centros de Saúde da Amadora encerram ás 20 horas. Aos sábados encontram-se concentrados no C.S. Venda Nova no horário das 10- 18 horas e ao domingo encontram-se mesmo encerrados.

Assim, em parceria com a com a Associação “O Vigilante”, a Câmara Municipal criou a linha AMASÉNIOR – Saúde (214 930 010), que funciona de 2ª a 6ª feira das 21 às 6 horas, fins-de-semana e feriados 24 horas por dia. Esta linha destina-se a munícipes com 65 ou mais anos que sejam portadores do Cartão Amadora 65 +, ou seja abrange munícipes com rendimentos iguais ou inferiores ao salário mínimo nacional. O munícipe contacta a LINHA, deslocando-se gratuitamente um médico ao domicílio. 

LINHA AMASÉNIOR – Apoio Social:

Para facilitar o acesso dos munícipes com 65 ou mais anos, foi ainda criada a LINHA AMASÉNIOR – Apoio Social (800 207 632), que funciona de 2ª a 6ª feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 17. Esta linha está centralizada na Divisão de Intervenção Social e que pretende dar resposta a situações sociais nomeadamente no âmbito dos projectos em curso. 
 

O lançamento deste novo serviço ocorre no dia 1 de Outubro, Dia Internacional da Terceira Idade, e é a primeira iniciativa do Programa das Comemorações da População Maior, a decorrem no concelho ao longo de todo o mês de Outubro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *