Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Município da Póvoa de Lanhoso recebeu bandeira de “Autarquias + familiarmente responsáveis 2010”

A Póvoa de Lanhoso está entre os 17 Municípios de todo o país que receberam a bandeira verde de «Autarquia + Familiarmente Responsável 2010», uma distinção atribuída pela Associação Nacional de Famílias Numerosas (ANFN), através do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). O nosso Concelho é também o único do Minho que, este ano, recebeu esta menção.
 
A cerimónia de entrega das bandeiras aconteceu, dia 22 de Setembro, no Auditório da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), em Coimbra, na presença do Senhor Secretário de Estado da Administração Local, Dr. José Junqueiro. Representando o Município da Póvoa de Lanhoso esteve o Senhor Presidente da Câmara, Manuel Baptista, e a Senhora Vereadora da Acção Social, Fátima Moreira.
 
“A Câmara Municipal vai continuar apostar nas medidas sociais. Esta bandeira representa para nós o empenho de todos os técnicos e voluntários assim como o empenho da Senhora Vereadora da Acção Social e Saúde, Dra. Fátima Moreira”, salientou o Senhor Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso.
 
Na cerimónia estiveram ainda o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Dr. Jaime Soares, em representação do Senhor Presidente da ANMP; o Senhor Presidente da APFN, Eng. Fernando Castro; a Coordenadora do OAFR, Dra. Ana Cid e um elemento do OAFR, Prof. Dra. Maria José Lucena e Vale.
 
“O que pretendemos é que as famílias possam ter mais filhos e que não sejam penalizadas por isso. Existem outras autarquias, mas estas ultrapassaram o padrão por nós definido. No ano passado, tivemos 13 e, este ano, passámos para 17 autarquias”, referiu o Senhor Presidente da APFN, Eng. Fernando Castro.
 
Para além da Póvoa de Lanhoso, os Municípios distinguidos foram Águeda, Angra do Heroísmo, Cantanhede, Coimbra, Évora, Montijo, Oeiras, Santarém, Sintra, Tavira, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Vila de Rei, Vila Real e Vila Real de Santo António. Os distritos com mais Câmaras são Lisboa, Coimbra, Faro e Santarém. O distrito de Bragança não participou.
 
Este reconhecimento deriva dos resultados de um inquérito realizado a nível nacional, ao qual responderam 66 autarquias e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em nove áreas de actuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.
 
Com este projecto, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis procura desempenhar um importante papel no contexto da economia familiar mas também no combate ao envelhecimento e desertificação, na fonte de enriquecimento através da criação de emprego e no aumento do espírito de iniciativa, dinamismo e estabilidade social.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *