Amadora, Sociedade

Concurso Gastronómico está de volta – Amadora

Retomar uma tradição e fazer dela um cartaz turístico da Amadora é o que a Câmara Municipal pretendo ao relançar o Concurso Gastronómico da Amadora.  

Depois de um interregno de alguns anos, a autarquia volta a promover o concurso “Coelho à Pedro dos Coelhos”, recuperando a receita original do final do século XIX.  

À iniciativa, a decorrer nos dias 1,2,3, 8,9 e 10 de Outubro, podem concorrer todos os estabelecimentos de restauração do Município que, para além da confecção obrigatória do “Coelho à Pedro dos Coelhos”, podem ainda apresentar um prato livre facultativo, cuja receita terá de ser original, inédita e da autoria do inscrito, denominado “Prato Cidade da Amadora), e ainda uma sobremesa.  

As normas do concurso prevêem um prémio monetário de mil euros para o vencedor do prémio “Pedro dos Coelhos”, 500 euros para o melhor Prato “Cidade da Amadora” e 250 euros para a sobremesa.  

Celebrizado pelas mãos de Pedro Franco, figura popular da Porcalhota, este apetitoso guisado de coelho era servido no seu estabelecimento e atraía muitas pessoas desta zona e dos arredores. 
A sua fama era tal que Eça de Queiroz, no seu livro “Os Maias”, faz referência a este pitéu na seguinte passagem: “Felizmente estavam chegando à Porcalhota. O seu vivo desejo seria comer o famoso coelho guisado (…) “. 

Segue em anexo a receita original do “Coelho à Pedro dos Coelhos”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *