Educação, Póvoa de Lanhoso

Inauguração do Centro Educativo do Cávado no dia 25 de Setembro – Póvoa de Lanhoso

Cumprindo o estipulado pela Carta Educativa, homologada a 29 de Maio de 2007, o Centro Educativo do Cávado é o segundo a sair do papel, com a inauguração agendada para o dia 25 de Setembro. O investimento total é de cerca de dois milhões de euros.
 
“Esta é uma obra extraordinária. As freguesias do Baixo Concelho vão ficar servidas com uma escola do melhor que há no país. Com este investimento, estamos a cumprir o que assumimos na Carta Educativa e, fundamentalmente, estamos a dar as melhores condições para que os Povoenses tenham acesso a um ensino de qualidade”, refere o Senhor Presidente da Câmara, Manuel Baptista.
 
Recorde-se que a política educativa da Autarquia da Póvoa de Lanhoso tem sido orientada no sentido de tornar a rede escolar do Município capaz de satisfazer as necessidades de todas as crianças do Concelho, colocando-se em primeiro plano as questões pedagógicas, proporcionando-lhes o máximo de qualidade de aprendizagem e conforto.
 
Capacidade e condições.
 
O “Centro Educativo do Cávado” é um projecto promovido pela Câmara Municipal e co-financiado pelo ON.2 – O Novo Norte e QREN através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional. Este projecto conta também com verbas próprias da Autarquia.
 
Com a capacidade máxima de 200 alunos do 1º ciclo de ensino e de 100 do pré-escolar, o Centro Educativo do Cávado vai acolher das 10 freguesias do Baixo Concelho da Póvoa de Lanhoso (Geraz do Minho, Monsul, Águas Santas, Ferreiros, São João de Rei, Covelas, Verim, Friande, Ajude e Moure).
 
O equipamento escolar, construído de raiz, tem oito salas destinadas ao 1º ciclo de ensino e quatro para o ensino pré-escolar. Dispõe ainda de sala de TIC, biblioteca, refeitório, cozinha, área de serviços e atendimento aos pais e polivalente do Jardim de Infância (para o prolongamento de horário), gabinete para o coordenador do estabelecimento de ensino, salas de professores – de trabalho e de convívio – sala para as funcionárias, arrecadações), recreio coberto e descoberto, parque infantil, de entre outros espaços.
 
Trata-se um estabelecimento de ensino moderno, muito bonito, funcional, com muita luminosidade e grandes áreas envolventes. Todo o edifício foi pensado e decorado de acordo com o meio em que está inserido.
 
Os alunos vão usufruir de um magnífico edifício e, principalmente, a nível pedagógico, com um ano de escolaridade por turma, serão bastante beneficiados e também lhes vai permitir socializar-se com outras crianças, partilhar vivências e experiências diferentes com as crianças das diversas freguesias que compõem este Centro Educativo.
 
Este Centro Escolar irá ser enriquecido com um pavilhão gimnodesportivo, a construir brevemente, que servirá a população escolar no período lectivo e toda a comunidade e associações fora do referido tempo.
 
Trata-se de equipamentos que serão uma mais-valia para o Baixo Concelho.
 
Investimentos.
 
A obra do Centro Educativo do Cávado foi adjudicada por cerca de um milhão e 700 mil euros, valor a que acresce todo o equipamento, material didáctico, informático e outro, bem como os custos com a construção do Pavilhão. A comparticipação através de fundos comunitários inicialmente era  de 70 por cento, mas a mesma foi alargada para 80%, pelo que, este Centro Educativo já vai ser contemplado com esta percentagem de financiamento.
 
Para a biblioteca, a Câmara Municipal conseguiu financiamento de cerca de 10 mil euros do PIDDAC, sendo que mais de 5000 € destinam-se ao fundo documental e o restante para equipamento.
 
No mesmo perímetro, o pavilhão gimnodesportivo será construído com o custo estimado de 500 mil euros, para servir a Escola (durante o dia), e a população e associações (à noite e aos fins de semana), respondendo a um antigo anseio da comunidade local.
 
Inaugurado a 12 de Setembro de 2009, o Centro Educativo António Lopes foi o primeiro a abrir portas. Depois do Centro Educativo do Cávado, seguir-se-á o Centro Educativo de Campo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *