Lousã, Sociedade

Fim-de-Semana de inúmeras actividades na Lousã

O Concelho da Lousã acolherá, este fim-de-semana, diversas actividades lúdicas, culturais e desportivas.
 
Assim, sábado, dia 25 de Setembro, no âmbito da Semana Sénior, pelas 09h30m, no Largo da Graça, terá lugar um Torneio de Sueca animado pelo Rancho Infantil “Estrelinhas da Ponte do Areal”, durante toda a manhã, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia, serão promovidas demonstrações de Yoga pela Associação Arte-Via.
Durante a tarde e ainda nas instalações da Santa Casa da Misericórdia, terá lugar a final do Torneio de Sueca, abrilhantada pela actuação da Escola de Concertinistas da Lousã, pelo Grupo “Cantar Arte-Via” e pelo Grupo de Cantares da Santa Casa da Misericórdia da Lousã.
Para além destas actividades, serão promovidos rastreios auditivos e de glicémia, medições de tensão arterial, danças rítmicas/ginástica intergeracional, uma sessão de esclarecimento intitulada “Idosos em Segurança” e serão entregues alguns exemplares do Cartão Municipal do Idoso.
Pelas 21h30, no Parque Municipal de Exposições, como forma de encerrar os espectáculos da Semana Sénior, sobe a palco “Sabrina”, vencedora do Festival RTP da Canção 2007 e que apresentará o seu espectáculo “Recordar as canções do Festival.
Após este espectáculo ocorrerá um animado baile abrilhantado pelo Grupo “Oásis”.
Percurso Pedestre – Na Rota dos moinhos – um caminho para todos
 
A Activar – Associação de Cooperação da Lousã é, pela quinta vez consecutiva, a entidade promotora do Campo de Trabalho Internacional  “Na Rota dos Moinhos – Um caminho para todos!”, a decorrer na Lousã de 13 a 27 de Setembro de 2010.

Este projecto tem como objectivo a manutenção do percurso pedestre da rota dos moinhos e a construção de algumas pontes acessíveis a pessoas com dificuldades de mobilidade. O percurso tem cerca de 6,5 km de distância e prevê-se que cerca de 1,5km fique acessível.

O trabalho está a ser desenvolvido por vinte jovens voluntários vindos de diferentes países (Ucrânia, Japão, Portugal, Inglaterra, Republica Checa, Alemanha, Rússia, Turquia, Coreia do Sul e Irlanda.), em parceria com a Câmara Municipal da Lousã, a Provedoria da Pessoa com Incapacidade e com o Projecto Lousã Destino de Turismo Acessível.
 
Como forma de dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido será promovido um percurso pedestre designado “Na Rota dos Moinhos”, no próximo sábado dia 25 de Setembro.
 
Esta iniciativa é aberta ao público em geral.
 
A inscrição deve ser efectuada junto da Activar (email: activarlousa@gmail.com ou fax: 239 996116) até ao dia 24 de Setembro até às 17h.

O percurso terá início junto à Câmara Municipal da Lousã pelas 15:30 e será organizado pelo grupo de participantes no Campo de Trabalho Internacional.
Esta actividade insere-se, também, nas Comemorações do Dia Internacional do Turismo, que será assinalado no dia 27 de Setembro, 2ª feira. Para além deste percurso pedestre a autarquia irá disponibilizar, durante todo o fim-de-semana e até 2ª feira, provas de produtos endógenos no Posto de Turismo.
 
Encontro de Gerações dinamiza manhã de Domingo na Praça Sá Carneiro
 
Tendo como objectivos principais proporcionar a todos os habitantes do concelho, momentos de lazer, convívio social e bem-estar pessoal e a sensibilização para os benefícios da actividade desportiva, a Câmara Municipal da Lousã irá realizar mais uma edição do “Encontro de Gerações”. A iniciativa será realizada no próximo dia 26 de Setembro (Domingo) na Praça Sá Carneiro, entre as 10:00 e as 13:00 horas.
 
O evento irá proporcionar à população a prática informal de basquetebol, futebol, andebol, rugby, voleibol, badmington, jogos tradicionais, btt, ténis, entre outras actividades.
 
Paralelamente irão também decorrer aulas/demonstrações de aeróbica/Step e estará presente no local um insuflável para os mais jovens.
 
No local estará instalada uma tenda com animação musical e com profissionais do Centro de Saúde da Lousã que, para além de darem alguns concelhos úteis aos participantes, irão efectuar medições de glicemia e de tensão arterial.
 
A autarquia pretende, também, promover desta forma as actividades/modalidades desenvolvidas pelos Clubes/Associações desportivas do concelho.
 
Realçamos, também, a realização de uma “Caminhada Acessível”, destinada a todos os interessados, independentemente da sua condição física, que partirá da Praça Sá Carneiro pelas 10h e terminará no mesmo local pelas 11h.
 
Esta iniciativa insere-se num programa mais vasto, que tem como objectivos principais a sensibilização da população para os benefícios da prática de exercício físico e a criação de hábitos saudáveis e que contempla, entre outras actividades as Caminhadas Urbanas, Caminhadas na Serra, o Lousã Saudável e a Natação para o 1º Ciclo e Idosos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *