Évora, Sociedade

Évora participa nas Jornadas Europeias do Património 2010

As Jornadas Europeias do Património, que são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da salvaguarda do Património, são assinaladas este ano em Évora com visitas guiadas ao seu valioso património monumental, para além de outras actividades, que terão lugar nos próximos dias 24, 25 e 26 de Setembro.
Este ano as jornadas são subordinadas ao tema “Património: um mapa da História” e o desafio lançado aos vários dinamizadores da iniciativa é o de vincar a estreita relação entre os sítios patrimoniais e os acontecimentos históricos que lhes estão associados.
O programa das Jornadas Europeias do Património preparado pela Câmara Municipal de Évora inicia-se no dia 24 de Setembro, sexta-feira, com uma visita guiada à Anta Grande do Zambujeiro e ao Cromeleque dos Almendres, com partida marcada às 9:30, junto ao Convento dos Remédios, na Av. de S. Sebastião. No mesmo dia, na Casa da Balança têm lugar duas sessões da actividade “Mistério no 15 do Chão das Covas”, uma às 10:00 e outra 14:30, para crianças entre os 5 e os 10 anos. Ainda no dia 24 de Setembro realiza-se a primeira projecção de “Á La Minuta”, um documentário sobre a história da fotografia á la minuta em Évora, que será exibido no Auditório Soror Mariana, na Rua Diogo Cão, n.º8, às 16:00, e que se repetirá no dia 25 de Setembro às 15:00.
No dia 25 de Setembro, pelas 10:00, inicia-se uma visita guiada à Rota das Igrejas de Évora, organizada pelo GAPAE/Gabinete de Arquitectura e Património da Arquidiocese de Évora em conjunto com a Comissão dos Bens Culturais da Igreja de Évora e da Câmara Municipal de Évora. Pelas 16:00, também terá lugar uma visita comentada ao Convento de N.ª Sr.ª dos Remédios, na Av. de S. Sebastião, um monumento que foi recuperado pela Câmara Municipal de Évora e adaptado a equipamento polivalente ao serviço cultura na cidade. A terminar o programa das Jornadas, realiza-se às 17:30 uma visita guiada aos Paços do Concelho, na Praça de Sertório, sob o título “A História de um Edifício”.
As actividades propostas para as Jornadas Europeias do Património em Évora são gratuitas, mas carecem de inscrição por motivos de lotação, pelo que os interessados em participar devem fazer a sua inscrição através do número de telefone 266 777 000.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *