Educação, Marco de Canaveses

Alunos de Escolas do Marco de Canaveses visitaram Assembleia da República acompanhados pelo Presidente da Câmara

    No prosseguimento da iniciativa que tem vindo a ser assinalada todos os anos em Marco de Canaveses, que é a realização da Assembleia Municipal de Jovens, uma comitiva oriunda do Marco de Canaveses, deslocou-se a Lisboa, à Assembleia da República, onde para além de uma visita guiada e ao edifício do antigo convento beneditino da cidade de Lisboa é hoje o Palácio de São Bento.

     A comitiva chefiada pelo Dr. Manuel Moreira, profundo conhecedor do Palácio, onde foi deputado, tendo sido um dos mais jovens a ser eleito para o Parlamento, era composta por alunos das diversas escolas EB2,3; Secundárias e Profissionais do concelho do Marco de Canaveses, acompanhados pelos respectivos professores e autarcas da vereação, das Juntas de Freguesia e Assembleia Municipal do Marco de Canaveses, num total de quase uma centena de pessoas.

     O objectivo visava um conhecimento mais profundo sobre o funcionamento do Parlamento, especialmente para os jovens que despertam para a vida politica nacional, levando-os a interessar-se por todos os assuntos que fazem parte do seu dia-a-dia.

     A comitiva depois de um primeiro contacto com o hemiciclo, foi recebida por um grupo de deputados do PSD, chefiado pelo líder da bancada social-democrata, Miguel Macedo e eleitos pelo círculo eleitoral do Porto, onde estava também presente o líder antecessor Aguiar Branco.

     De seguida foi a vez do Partido Socialista, liderados por Francisco Assis, receber os autarcas e jovens marcoenses.

     Seguiu-se uma visita à Sala do Senado e o almoço que decorreu no próprio restaurante do Parlamento Português.

     A visita terminou com uma subida às galerias, onde tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão plenária parlamentar.

     Depois de terem assistido ao vivo à sessão plenária, a comitiva do Marco de Canaveses, dirigiu-se de imediato para o Centro Cultural de Cascais, onde visitaram uma exposição de Carmen Miranda, que ali se encontra patente.

     Recorde-se que Carmen Miranda, a pequena notável, cujo centenário de nascimento se comemorou em Marco de Canaveses, durante o ano de 2009 com uma série de iniciativas, é natural do concelho do Marco de Canaveses.

     Depois da visita à exposição de Carmen Miranda, tempo ainda para uma visita ao Museu Paula Rêgo, onde para além de conhecer a obra física de autoria do Arqtº. Souto Moura, a oportunidade de se deliciarem com as obras expostas e que compõem a “Casa das Histórias de Paula Rêgo”, e visitarem também a exposição de Victor Willing, falecido marido da autora.

     A boa disposição num ambiente de saudável democracia entre toda a comitiva, marcaram o regresso ao Marco de Canaveses, numa prova evidente que independentemente da diferença de ideais, a amizade e o respeito prevalecem muito para além das diversidades.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *