Cultura, Santa Maria da Feira

Biblioteca acolhe exposição interactiva que retrata conflito entre Israel e Palestina – Sta. Maria da Feira

De 27 de Setembro a 22 de Outubro, a Biblioteca Municipal de Santa Maria acolhe a exposição “Uma Terra Sem Gente Para Gente Sem Terra”. Uma mostra de cartazes gráficos interactivos sobre o conflito entre Israel e a Palestina.  

Os cartazes da exposição, de grande formato e com desenhos de contorno a preto e branco, mostram diversos mapas e gráficos, assim como desenhos realizados a partir de fotografias recolhidas pelos autores – Nuno Coelho e Adam Kershaw – durante uma viagem de mês à Palestina, em 2006, onde tiveram um contacto próximo com a complexa situação da região.   

Os visitantes são convidados a preencher estes cartazes com cor, usando diversos lápis dispostos para o efeito. Assim, o que inicialmente eram ilustrações simples e impessoais tornam-se obras de arte únicas e “site specific”.   

Nesta intervenção, um discurso visual é gerado em redor das tensões sociais que fazem parte do quotidiano daquela região, onde três continentes colidem, propondo uma nova abordagem de pensamento sobre o conflito israelo-árabe, assim como um olhar crítico, mas também irónico, que poderá mostrar o absurdo da situação presente.   

Essa situação de absurdo é enfatizada ao tratar a actual situação social e política recorrendo a um imaginário e a uma linguagem infantil, como se fosse um jogo ou um puzzle. O trabalho vai ao encontro da opinião dos autores que acreditam que, apesar de haver um discurso global sobre a Palestina, poucas pessoas conseguem ver além das imagens e títulos chocantes gerados pelos media e compreender os princípios básicos do conflito.   

O livro “Uma Terra Sem Gente Para Gente Sem Terra”, publicado em Setembro de 2009, contém a exposição completa, adaptada a “formato de bolso”, assim como novas imagens e desenhos criados propositadamente para o efeito. Contém também textos escritos pelos autores, contextualizando o seu trabalho ética, artística e politicamente, assim como textos de artistas, jornalistas, designers e outros convidados com ligações culturais e sociais a Israel e à Palestina.   
 

Exposição | Informações

Data: de 27 de Setembro a 22 de Outubro

Local: Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira

Horário: 2ª, 12h00 » 23h00; 3ª a sáb., 10h30 » 23h00; dom., 15h00 » 23h00

Morada: Av. Dr. Belchior Cardoso da Costa

Contactos: tel. 256 377 030 ou e-mail biblioteca@cm-feira.pt   

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *