Santa Comba Dão, Tecnologia

Actividade escutista internacional em Santa Comba Dão

 Dia 17 e 18 de Outubro, em Santa Comba Dão, vai acolher a iniciativa “Um mundo à tua mão”, da qual faz parte a “Jamboree no Ar” – uma actividade escutista internacional que se realiza todos os anos, no terceiro fim de semana de Outubro, onde +/­- 500.000 escuteiros de todo o mundo comunicam, sem necessidade de se deslocarem para fora do país, com a colaboração de radioamadores que colocam o seu equipamento e saber ao dispor, nas suas casas, na sede, no acampamento, num local público.
 
Comunicam uns com os outros através de contactos estabelecidos com as estações em Jamboree desenvolvendo a fraternidade mundial. O Jamboree na Internet (JOTI), é também outra forma de comunicar, através dos meios informáticos e tem lugar em simultâneo com o Jamboree no Ar.
A estação nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) é acolhida pela Região de Viseu no Agrupamento 306 de Santa Comba Dão. Este ano com o tema “O Direito a ser ouvido” proposto pela Organização Mundial do Movimento Escutista, desde logo a estação nacional foi dotada de condições técnicas necessárias de forma a conseguir contactar os quatro cantos do mundo.
 
Para além dos habituais modos de comunicação (SSB e FM), serão utilizados também modos digitais, que aliam as comunicações de rádio com a informática, tanto do agrado dos jovens. Durante o JOTI, estará no ar a rádio JOTI com entrevistas, música escutista e intervenções em directo, e muito mais, a qual poderá ser ouvida em directo, a emissão da TV JOTI, uma televisão online com emissão da Base Nacional do JOTI do CNE. Haverá também um jogo online mundial, organizado pelo bureau mundial e que engloba os participantes do JOTA e do JOTI.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *