Sociedade, Torres Vedras

Programa Idosos Saudáveis e Activos – Património: cinco anos de sucesso – Torres Vedras

 A vertente de património do programa Idosos Saudáveis e Activos (ISA) completa este mês de Setembro o seu quinto aniversário. Recorde-se que no âmbito desta iniciativa pessoas reformadas, com mais de 55 anos, e devidamente preparadas, estão a garantir a abertura ao público de igrejas existentes em Torres Vedras e no Turcifal (nesta última localidade desde 2007), que se encontravam normalmente encerradas.

Combater o isolamento e a inactividade na população idosa e reforçar a cidadania dos “seniores” participantes, valorizando capacidades e experiência, são objectivos desta vertente do programa ISA que é levada a cabo ao abrigo de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, as paróquias envolvidas e a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e que conta, ainda, com a colaboração da Associação de Reformados do Concelho de Torres Vedras e da Junta da Freguesia do Turcifal.

Segundo Manuel da Silva, que garante a abertura ao público da Igreja da Graça, o projecto “é bom para o concelho, porque as igrejas têm muitos visitantes”, acrescentando que com a experiência que adquiriu aprendeu “a lidar melhor com as pessoas, tendo elas bom ou mau aspecto”. Por outro lado, na perspectiva de Lisete Madruga, que por vezes passa durante o dia pelos templos de Torres Vedras para rezar, “é vantajoso e necessário as igrejas da cidade estarem abertas, porque permite às pessoas rezarem quando lhes é oportuno e até os turistas observarem a sua beleza”.   

De realçar que o número de visitas às igrejas abrangidas pelo programa ISA tem aumentado substancialmente: passou de 20.804, em 2006, para 82.041, em 2009!

Das igrejas envolvidas neste projecto, a mais visitada em 2009 foi a de S. Pedro (31.123 visitas), seguida da Igreja da Graça (19.595 visitas), da Igreja da Misericórdia (15.873 visitas), da Igreja de Santa Maria do Castelo (10.419 visitas) e da Igreja de Santa Maria Madalena (5.031 visitas). Refira-se, ainda, que 6% destas visitas foram efectuadas por cidadãos estrangeiros.

Saliente-se que esta vertente de património do programa ISA é pioneira no panorama nacional.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *