Cultura, Póvoa de Varzim

Livro de José Luís Peixoto apresentado na Póvoa

No dia 28 de Setembro, terça-feira, será apresentado, na Póvoa de Varzim, o novo romance de José Luís Peixoto, Livro. A sessão terá lugar no Diana Bar, às 21h30.
Sobre Livro:
Publicada pela Quetzal Editores, a obra narra a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um presente com dupla nacionalidade. Avassalador e marcante, Livro expõe-nos a poderosa magnitude do sonho e a crueza, irónica, terna ou grotesca, da realidade.
Através de histórias de vida, encontros e despedidas, os leitores de Livro são conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras da literatura.
Livro confirma José Luís Peixoto como um dos principais romancistas portugueses contemporâneos e, também, como um autor de crescente importância no panorama literário internacional.
Sobre o autor:
Nasceu em 1974, em Galveias, Ponte de Sor. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias traduzidas num vasto número de línguas e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Textos seus são lidos e estudados por milhares de crianças e jovens em manuais escolares. Em 2001, José Luís Peixoto recebeu o Prémio Literário José Saramago com o romance Nenhum Olhar, que foi incluído na lista do Financial Times dos melhores livros publicados em Inglaterra no ano de 2007. O seu romance Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, atribuído ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha em 2007.  Os seus livros estão publicados em Espanha, Inglaterra, Itália, França, na Finlândia, Holanda, no Brasil, nos Estados Unidos, entre outros países, estando traduzido num total de 16 idiomas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *