Alcoutim, Sociedade

«Seminário conta História do Baixo Guadiana» – Alcotim

Decorre no próximo dia 25 de Setembro (Sábado) o seminário «Das Origens às Luzes» na Biblioteca Municipal de Castro Marim, uma actividade que surge no âmbito da iniciativa «Três Municípios por uma Região». O projecto consiste numa dinamização das exposições «Alcoutim, Terra de Fronteira», «Castro Marim, Baluarte Defensivo do Algarve» e «VRSA e o Urbanismo Iluminista». A organização é da Associação Odiana e dos três municípios que prepararam um leque de actividades dinamizadoras no âmbito da exposição regional «Algarve do Reino à Região» – uma iniciativa da Rede de Museus do Algarve.  

Aprender e descobrir a região 

O seminário «Das Origens às Luzes» reflecte as temáticas das três distintas exposições e conta com o carimbo do Centro de Estudos do Património e História do Algarve (CEPHA) da Universidade do Algarve. A actividade pretende envolver a comunidade em geral redescobrindo um passado histórico de elevada importância e contributo ao desenvolvimento do antigo reino, agora região.

O painel é de luxo. António Rosa Mendes, o coordenador do CEPHA é moderador da conferência, também João Bernardes e Miguel Reimão Costa da UAlg, o professor Hugo Cavaco da autarquia pombalina, o historiador espanhol Enrique Arroyo Berrones e a equipa do CEPHA [Pedro Pires, Osvaldo Pires, Daniela Pereira, Marco Santos, Andreia Fidalgo].

O Guadiana, elo de ligação entre dois países e outrora forte motor de desenvolvimento económico, está na ordem dos temas juntamente com o património natural e construído do território, entre outros. Desde as 10horas até às 19h45 a oferta é aliciante: conhecer o território do Baixo Guadiana. Porque para valorizarmos o território é importante conhecer a sua História.

A sublinhar que o seminário é gratuito e tem inscrições limitadas. 

PARTICIPE!!!

Para mais informações e inscrições contacte a Associação Odiana através do tel: 281 531 171 e/ou consulte:

http://www.3mpur.blogspot.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *