Sociedade, Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António organiza colóquio “Da Monarquia à República”

No âmbito das comemorações do 100º aniversário da República Portuguesa, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, em parceria com a Liga dos Amigos da Galeria Manuel Cabanas, irá organizar, no dia 4 de Outubro, um colóquio subordinado ao tema “Vila Real de Santo António da Monarquia à República”.
 
Do programa do colóquio, a decorrer no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, fazem parte diversas intervenções que abordam a temática da implantação da República em Portugal e da sua repercussão em Vila Real de Santo António, estando também previsto o relato dos efeitos que a mesma teve em Espanha.
 
Para além da intervenção de Luis Gomes, Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, que será responsável pela abertura e pelo encerramento do Colóquio, este evento contará com as exposições de conceituados estudiosos e autores de obras relacionadas com o tema.
 
Participarão como oradores Jorge Morais (jornalista e investigador), Francisco Moita Flores (escritor e investigador), Hugo Cavaco, Vilhena Mesquita (professor universitário e historiador), João Mário Mascarenhas (director do Museu da República e Resistência), Francisco Keil do Amaral (arquitecto), António Ventura (professor catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa), António Rosa Mendes (professor de História na Universidade do Algarve), Pedro Pereira, e Perfecto Cuadrado (estudioso universitário espanhol, especialista no surrealismo e modernismo português).
 
De acordo com Luis Gomes, “este colóquio tem como intuito celebrar o centenário de um acontecimento que ficará para sempre na história do nosso país – a proclamação da República Portuguesa. A data de 5 de Outubro de 1910 representou um ponto de viragem para Portugal, que provocou mudanças profundas na sociedade a todos os níveis. Este colóquio vem precisamente fazer uma reflexão sobre essas mudanças e contribuir para o comprometimento dos cidadãos com os valores republicanos, estreitamente ligados aos valores democráticos”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *