Sociedade

Primeira-dama inaugura PORTOJÓIA

     Maria Cavaco Silva preside esta quarta-feira (dia 22), às 11,45 horas, na EXPONOR, à visita inaugural da 21.ª edição da PORTOJÓIA – Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria, num momento de contacto com uma indústria nacional responsável por um volume anual de transacções na ordem dos 177 milhões de euros (informações detalhadas em www.portojoia.exponor.pt).

     Mais do que a montra do sector – e um dos certames mais luxuosos do País -, a primeira-dama de Portugal conhecerá um evento integrado, pensado para evidenciar os contornos mais recentes do ciclo formação-criação-empresarialização. Uma realidade trifacetada que, desde logo, conhece tradução prática no Prémio PORTOJÓIA Design, cuja 6.ª edição tem em concurso 15 propostas originais de formandos de escolas de joalharia (uma das quais é espanhola e uma outra escocesa), sob o mote da biodiversidade.

     O vencedor (que, em caso de viabilidade comercial, verá o seu protótipo produzido em exclusivo pela empresa parceira da iniciativa, a António Marinho, a qual, durante cinco anos, pagar-lhe-á o correspondente a cinco por cento sobre o preço de venda à saída da fábrica) será conhecido no primeiro dia de feira, às 16,30 horas, na passarela que, no Pavilhão 6, acolherá – duas horas e meia depois – o desfile Portugal Fashion/PORTOJÓIA.

     O envolvimento do certame com o mundo da moda tem ganho expressividade de há dois anos a esta parte, e, desta feita, são as novas colecções de Anabela Baldaque, Fátima Lopes, Katty Xiomara, Carlos Gil, Elisabeth Teixeira, Andreia Oliveira, Luciana Teixeira, Fernando Lopes e Hugo Veiga a dar-lhe expressão, com jóias das empresas Ourival, Ouropa/Pedro Rosas, Eugénio Campos, Flamingo, Topázio, Perídeo, Brijóia, Wings of Feeling/Torcato Santos, LN Jóias, CA Jóias, António Marinho e Marques & Gomes. O desfile é às 19 horas do dia inaugural.

     A PORTOJÓIA mantém o Espaço Criadores (António José da Costa & Genro Lda./Iluminada Mendes Design, Filum Design Lda., Paula Fátima Carvalho/Jóias da Paula, J.F. Catarino/Exclusive Design e o espanhol Juan Lamas/Silvereira são os participantes) e o Espaço Escola (com as presenças da Engenho & Arte, da Contacto Directo, do CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, da Escola Soares dos Reis e da ESAD – Escola Superior de Artes e Design) e desenvolve a troca de conhecimento e o debate entre todos os agentes do mercado com um punhado de iniciativas na Galeria de acesso ao Pavilhão 6.

     «Se as jóias falassem – história das pedras preciosas que marcaram a vida das mulheres da Casa Real Portuguesa», por Eduardo Alves Marques, «Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal», por Rui Galopim, e «Direitos de Autor na Criação Artística – um desafio prático numa sociedade globalizada», por Ricardo Clara são três das sessões em destaque (ver Agenda, em anexo). 

Feira é protagonista e reflexo da condição do sector 

     A PORTOJÓIA conta já com mais de 20 anos de presença no mercado a fomentar negócios e relações comerciais, apoiando as empresas e dando a conhecer as tendências do sector. Nos últimos 10 anos, a feira recebeu um global de 128.356 visitas e mostrou as novidades de 2.389 empresas expositoras.

     É, pois, e ao mesmo tempo, um contribuinte relevante e um espelho para a actual condição económica da fabricação de joalharia, ourivesaria, artigos similares, relógios e material de relojoaria.

     Os indicadores nacionais mais recentes do comércio internacional de metais e pedras (semi-)preciosos e de pérolas atestam não só um «desagravamento significativo do défice comercial» português nos últimos anos,  mas, sobretudo em 2009, uma «melhoria significativa do peso» das exportações no peso global da balança, fazendo com que, num efeito conjugado com outros factores, a taxa de cobertura tivesse uma «evolução sem precedentes ao longo dos últimos 11 anos».

     A conclusão  é do Gabinete de Estudos da Associação Empresarial de Portugal (AEP), no último trabalho sectorial dedicado ao sector de ourivesaria, joalharia e relojoaria, motivado pela realização da 21.ª PORTOJÓIA.

     O principal “contribuinte líquido” para a actual estatística económica nesta vertente do sector, refere o trabalho do GE da AEP, foi o comportamento das exportações de ouro (em formas brutas ou semi-manufacturadas), que, no ano transacto, conheceu um «aumento considerável». O valor exportado, onde também entram as transacções de ouro platinado, «foi praticamente o quádruplo do registado no ano de 2008», ou seja, 100,2 milhões de euros contra 25,4 milhões. 

Síntese:

PORTOJÓIA 2010 – 21.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria

Data: de 22 a 26 de Setembro de 2010

Horário: das 10:00 às 20:00, de quarta-feira a sábado; das 10:00 às 19:00, no domingo (último dia)

Produtos em exposição: ourivesaria, joalharia, relógios, prata decorativa, embalagens, maquinaria, sistemas de segurança, “software”

Perfil do visitante: fabricantes, importadores, representantes e criadores (entrada interdita a menores de 14 anos)

Organização e local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto

N.º  de expositores (directos): 170 (entre os quais representações de Espanha, Alemanha, Itália, Bélgica e Reino Unido)

N.º  de visitas previstas: 13.000 

Agenda:

22 de Setembro 

12h30 – II Entrega de Prémios Jóiapro (na Passarela montada no Pav. 6) 

16h30 – Entrega do Prémio Portojóia Design (Passarela, Pav. 6)

           O vencedor sairá das 15 candidaturas em avaliação, com peças de: Cátia Maria Morgado, Joana Elisete Teixeira, Jesus Vazquez Pavon, Nuno Miguel Borges, Ana Luísa Pedroso, Fernanda Moreira Leite, Juliana Lima Pinto, Maria Carolina Braga da Cruz, Clarice Manuela Borges, Victor Emanuel Neto, Carla Leirão da Mota, Maria Manuela Gouveia, Andreia Rollot Miguel, Ana dos Reis Costa, Paulo José Cordeiro. São formandos das seguintes entidades: Escola Profissional de Gondomar, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, Sección Escuela de Arte “Dionísio Ortiz J.”, Duncan of Jordanstone University of Dundee (Jewellery and Metal Design Department), Escola Superior de Artes e Design, Engenho & Arte e Contacto Directo – Escola de Joalheiros. 

19h00 – Desfile Portojóia/Portugal Fashion (Passarela, Pav. 6)

      As últimas colecções dos estilistas Anabela Baldaque, Katty Xiomara, Fátima Lopes, Carlos Gil, Elisabeth Teixeira, Andreia Oliveira, Luciana Teixeira, Fernando Lopes e Hugo Veiga, adornadas com jóias das empresas Ourival, Ouropa/Pedro Rosas, Eugénio Campos, Flamingo, Topázio, Perídeo, Brijóia, Wings of Feeling/Torcato Santos, LN Jóias, CA Jóias, António Marinho e Marques & Gomes. 

19h30 – Desfile de biquínis Ekena Bay (Passarela, Pav. 6)

      A marca desfilará as suas novas propostas com peças cedidas pelos designers presentes no Espaço Criadores. Para além disso, a peça vencedora do Prémio Portojóia Design também subirá à passarela. 

23 de Setembro 

16h00 – Se as jóias falassem – História das pedras preciosas que marcaram a vida das mulheres da Casa Real Portuguesa

Arqº. Eduardo Alves Marques (apresentação e sessão de autógrafos)

Org.: Engenho & Arte/Exponor

Local: Gal 610 

18h00 – Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal

Dr. Rui Galopim (apresentação da obra e sessão de autógrafos)

Local: Gal 610 

16h00:18h45 – Marketing Relacional para a Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria

Dr. Miguel Gonçalves e Dr. Ernesto Ferreira

Local: Centro de Congressos Exponor 

24 de Setembro 

18h30 – Seminário sobre os Direitos de Autor na Criação Artística – um desafio prático numa sociedade globalizada

Dr. Ricardo Clara

Org.: Engenho & Arte/Exponor

Local: Gal 610 

22 a 26 de Setembro 

Espaço Criadores

Local: Gal6

Com as novidades de António José da Costa & Genro Lda./Iluminada Mendes Design, Filum Design Lda., Paula Fátima Carvalho/Jóias da Paula, J.F. Catarino/Exclusive Design e Juan Lamas/Silvereira  

Espaço Escola

Local: Gal6

Com as presenças da Engenho & Arte, Contacto Directo, CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, Escola Soares dos Reis e da ESAD – Escola Superior de Artes e Design 

Espaço de Lazer

Org.: EXPONOR/Beira Douro/Gradouro

Local: 6B50 

Espaço de Leitura

Org.: Engenho & Arte/Exponor

Local: Gal610

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *