Economia, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis

Indústria mundial de moldes reunida em Oliveira de Azeméis e Marinha Grande

A realização da Semana dos Moldes 2010 nas cidades de Oliveira de Azeméis entre os dias 20 e 24 de Setembro pretende abrir portas à inovação, a tendências de mercados e tecnologias e ao lançamento de novos projectos tendo em conta «o desafio da competitividade imposto pelo contexto actual da economia global».
O evento é organizado pela CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes, CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos – e PoolNet – Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering and Tooling.
A iniciativa, envolvendo seminários, conferências e workshops, com uma forte participação nacional e internacional, decorre nos dois maiores centros de produção e investigação da indústria de moldes do país – Oliveira de Azeméis e Marinha Grande.
A inovação e o desenvolvimento tecnológico serão os temas em destaque no encontro que permitirá a promoção da imagem do sector e ainda a partilha e discussão de ideias e projectos desde a investigação à produção, além do estabelecimento de novas parcerias e consórcios.
A realização da Semana dos Moldes 2010 centra-se em três eventos que a organização aponta como o «Rapid Product Development (RPD2010)», o Brokerage Event “Engineering, Tooling and Plastic Converting” e a Conferência Internacional Engineering and Tooling.
A Semana de Moldes abre com a realização do RPD no CENTIMFE, na Marinha Grande, um encontro técnico e científico onde são dados a conhecer resultados de projectos de investigação e desenvolvimento e casos de estudo industriais que deram recentemente entrada no mercado internacional.
Funcionando em estreita relação com o RPD, o Brokerage, a decorrer no segundo dia do evento, é um fórum direccionado para a promoção de reuniões bilaterais, nas quais se discutirão propostas de projectos de inovação e desenvolvimento com a presença de empresas, fornecedores de tecnologia, centros tecnológicos, investigadores e universidades.
Em paralelo, entre os dias 20 e 23, realizam-se seminários técnicos na biblioteca municipal de Oliveira de Azeméis com temáticas ligadas às tecnologias para a melhoria do desempenho dos moldes.
O evento encerra com a Conferência Internacional «Moldes Portugal» que, segundo a CEFAMOL, pretende ser um «fórum de reflexão e debate sobre as principais tendências e perspectias para o desenvolvimento da indústria de «Engineering & Tooling».
«A conferência será um espaço primordial para a afirmação da nossa indústria e para a demonstração dos seus saberes, competências e experiências no mercado internacional contribuindo, de forma relevante, para a valorização e promoção da indústria e, consequentemente, da economia portuguesa».
A importância de que se reveste o debate, em torno do desenvolvimento da indústria mais exportadora do País, é sustentada pela presença do Governo através de Vieira da Silva, ministro da Economia, e Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Basílio Horta, presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), Lino Fernandes, da Agência de Inovação, João Santos Silva, representante da Iniciativa EUREKA, e Rui Baptista da EUREKA ProFactory, são outros nomes já confirmados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *