Guimarães, Sociedade

Guimarães será um dos Municípios pioneiros a integrar a Rede Piloto para a Mobilidade Eléctrica – MOBI.E.

É já a partir do próximo dia 22 de Setembro, quarta-feira, que Guimarães fará parte das cidades onde é possível carregar veículos eléctricos. 

Ao longo dos últimos meses a Autarquia de Guimarães tem vindo a colaborar na implementação da Rede piloto para a Mobilidade Eléctrica a nível nacional, integrando os 25 Municípios que disponibilizarão, na próxima quarta-feira, os primeiros pontos de carregamento eléctricos. 

O programa MOBI.E de Mobilidade Eléctrica, tem por objectivo posicionar as cidades portuguesas na vanguarda do desenvolvimento e adopção de novos modelos energéticos para a mobilidade sustentável, criando uma rede de abastecimento e de incentivos capaz de criar um novo paradigma de transporte através da utilização de veículos eléctricos, amigos do ambiente. 

No dia 22 de Setembro Guimarães, vai inaugurar o primeiro ponto de carregamento eléctrico da cidade, na Rua Condestável Nun’Alvares. Este será o início de uma rede de abastecimento eléctrico, de um total previsto de 89 Pontos de Carregamento até 2015, a concretizar em duas fases. A primeira fase, integrada na rede piloto, com instalação de 17 Pontos de Carregamento até 2012 e a segunda fase com instalação dos restantes 72 até 2015. (Abaixo encontram-se descritos os arruamentos da 1ª fase). 

É desta forma pioneira e amiga do ambiente, utilizando energias limpas, que Guimarães entra na senda dos veículos eléctricos e de uma rede de abastecimento, passando a constar do Plano de Mobilidade Eléctrica nacional, ao mesmo tempo que desenvolve os seus próprios projectos como o MOBI.Gmr, o qual contempla a renovação de frota por veículos eléctricos, a implementação de uma Rede de Bike Sharing, num processo de colaboração com a Universidade do Minho ao nível de Investigação & Desenvolvimento. 

Assim, convidamos todos os Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes na Rua Condestável Nun’Alvares, junto à Câmara Municipal, no próximo dia 22 de Setembro, pelas 12:00, para assistirem ao inicio do funcionamento da Rede de Mobilidade Eléctrica, em Guimarães com a presença do Vereador Amadeu Portilha. Será ainda entregue um dossier sobre a temática. 

Pelo Gabinete do Vereador Amadeu Portilha.  
 

Implementação dos pontos de carregamento, até 2012, por arruamentos: 

  1. Rua Condestável Nun’Alvares (Câmara Municipal) 2;
  2. Largo Navarros de Andrade (Correios)   2;
  3. Largo A. L. de Carvalho    2;
  4. CampUrbis      2;
  5. Alameda da Universidade    2;
  6. Avenida D. João IV (Estação de Comboios)  3;
  7. Alameda Dr. Mariano Felgueiras (Hospital)  2;
  8. Alameda Dr. Alfredo Pimenta    2;
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *