Póvoa de Varzim, Sociedade

Centenas puseram mãos à obra por um concelho mais limpo – P. Varzim

Duas centenas de pessoas participaram entre sexta-feira e sábado na iniciativa “Limpar o Mundo, Limpar Portugal” no concelho da Póvoa de Varzim. Rates, Argivai e o Bairro de Regufe aderiram a esta iniciativa promovida localmente pelo Pelouro do Ambiente, recolhendo vários quilos de lixo.
Na sexta-feira, dia 17, 180 alunos das Escolas Básicas da Granja e da Praça, em Rates, equiparam-se com as luvas e os sacos cedidos pelo Pelouro do Ambiente e iniciariam, logo pela manhã, a campanha de recolha de resíduos na zona envolvente às suas escolas. Os pequenos participantes deram o exemplo numa iniciativa que o Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Armindo Ferreira, pretende estender ao resto da população ratense. Por isso, na próxima quarta-feira à tarde, Rates vai receber a “segunda mão” deste desafio, levando “Limpar o Mundo, Limpar Portugal” a outros espaços públicos da freguesia, desta vez com a ajuda de adultos.
No sábado, dia 19, “Limpar o Mundo, Limpar Portugal” deixou o Bairro de Regufe mais limpo, com a ajuda de 20 voluntários moradores daquele bairro. Também em Argivai se meteu mãos à obra, sendo que também os cerca de 20 participantes, apoiados por um tractor, recolheram uma quantidade surpreendente de resíduos, principalmente em zonas florestais da freguesia. Para além do sentimento de orgulho por terem contribuído para a limpeza das suas freguesias, todos os participantes tiveram ainda direito a um lanche, oferecido com o apoio das empresas Pingo Doce e D. Figueiredo e Irmãos.
Se na verdade uma acção deste género não deveria ser necessária, cabendo a cada um de nós a responsabilidade de depositar os resíduos devidamente acondicionados nos locais correctos, por outro lado não se pode deixar de valorizar “Limpar o Mundo, Limpar Portugal” como uma verdadeira acção pedagógica, que contribui para apelar à responsabilidade, comum, de manter os espaços públicos limpos.
 “Limpar o Mundo, Limpar Portugal” é uma acção que se insere no movimento global Clean Up the World, ao qual a Póvoa de Varzim se associou em 2004. No entanto, desde 1998 que o Pelouro do Ambiente participa na iniciativa, fundada pelo velejador australiano Ian Kiernan. Este, descontente com a poluição que via nas suas muitas viagens pelo mundo, decidiu, em 1989, promover a limpeza do porto de Sidney, conseguindo reunir 40 mil voluntários. O sucesso desta primeira edição levou a que a campanha ganhasse projecção mundial e, desde aí, Clean Up the World “varre” o mundo sempre no terceiro fim-de-semana de Setembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *