Sociedade, Trofa

Câmara Municipal da Trofa aderiu às Jornadas Europeias do Património 2010

A Câmara Municipal da Trofa aderiu à iniciativa internacional das Jornadas Europeias do Património e do Dia Mundial do Turismo 2010 e nesse âmbito vai organizar, através da Casa da Cultura, uma série de acções intituladas “Património Natural e Cultural: um Mapa da História e da Biodiversidade”.
 
Estas Jornadas são uma iniciativa do Conselho da Europa e da Organização Mundial de Turismo. Este ano, os temas propostos são “PATRIMÓNIO: UM MAPA DA HISTÓRIA” e “A SALVAGUARDA DA BIODIVERSIDADE É UM DESAFIO URGENTE QUE DIZ RESPEITO A TODOS NÓS”.
 
A Autarquia Trofense, vai partir da freguesia de Alvarelhos, para dar a conhecer uma parte importante do Património Nacional (integrado no Concelho da Trofa), nas suas diferentes manifestações.
 
Os interessados vão poder percorrer o território, observando vestígios, interpretando os cenários urbanos e rurais de factos históricos e políticos, da humanização da paisagem e da sua biodiversidade, da produção técnica, cientifica, literária e artística.
 
Desta forma vão decorrer uma série de actividades alusivas ao património rico existente no Concelho, de carácter cultural, artístico ou popular.
 
Assim, no dia 24 de Setembro decorre uma sessão de leitura e divulgação de poesia, intitulada “Hoje, vou ao café… ouvir poesia!”, no Café Rei, em Alvarelhos. O evento procura celebrar a Língua Portuguesa e a escrita e leitura artística, apelando aos interessados que levem consigo “um poema e um amigo”.
O Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio de Santa Eufémia decorre no dia 25 de Setembro, no Monte Santa Eufémia, em Alvarelhos, às 14h00. O Festival foi criado com o intuito de fomentar a música popular portuguesa, e conta este ano com mais de 150 inscrições de acordeonistas e cantadores.
A 26 de Setembro será inaugurada a Exposição “O Castro de Alvarelhos – Cem anos de protecção”, às 15h00, na Junta de Freguesia de Alvarelhos.
A Exposição pretende dar a conhecer o monumento localizado na serra de Santa Eufémia, que está classificado pelo Instituto Português do Património Arquitectónico como Monumento Nacional desde 1910.
 
A Câmara Municipal da Trofa, através da casa da Cultura, pretende difundir e desenvolver o património local, apostando na sua divulgação e promoção, incentivando ao mesmo tempo a prática turística.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *