Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Prolongamento do Programa “Voluntariado Jovem para as Florestas – 2010” – Póvoa de Lanhoso

O Instituto Português da Juventude propôs à Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso o prolongamento por mais uma quinzena do programa “Voluntariado Jovem para as Florestas” e a Câmara Municipal aceitou, dado o número de incêndios que ocorreram este ano no concelho.
 Assim, em vez de ter terminado no passado dia 15 de Setembro, termina apenas no dia 30 deste mês, pelo que continuamos a aceitar inscrições.
 Pelo quinto ano, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou uma candidatura ao Programa “Voluntariado Jovem para as Florestas”, uma iniciativa promovida pelo Instituto Português da Juventude e pela Autoridade Florestal Nacional. Desta forma, o concelho irá contar com a colaboração dos mais jovens na prevenção e vigilância das florestas, estando ainda abertas as inscrições.
 De lembrar que, desde 2006 até 2009, mais de 300 jovens da Póvoa de Lanhoso participaram neste programa.
 Sob o lema “PÓVOA VIGIADA, PÓVOA PROTEGIDA – 2010”, pretende-se apelar à mobilização dos jovens para a preservação dos recursos naturais e, mais especificamente, da floresta do nosso concelho, através da consciencialização de que é necessário preservar a floresta com um sentido de bem comunitário e de partilha que os espaços florestais representam nas comunidades, dos quais os jovens serão futuramente os seus gestores e fiéis depositários. Por outro lado, é necessário reduzir o flagelo dos incêndios através de acções de prevenção.
 Podem participar jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que terão direito a uma bolsa diária de 12 €, seguro de acidentes pessoais, um certificado de participação a emitir pela Direcção Regional do IPJ, uma t-shirt, binóculos e formação no terreno em cartografia e orientação.
 A vigilância fixa é feita em equipa (com binóculos, em locais privilegiados de observação) por turnos de cinco horas e meia, durante 15 dias consecutivos.
 De referir que as inscrições no programa não têm custos e podem ser feitas, depois, na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no Gabinete de Apoio ao Munícipe ou no Gabinete Técnico Florestal, no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos.
 Se pretendes ocupar o teu tempo livre, conhecer outros jovens e participar activamente na defesa da nossa floresta, inscreve-te já! Podes obter mais informações escrevendo para gtf@mun-planhoso.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *