Cultura, Póvoa de Varzim

Fátima Sales – convidada da próxima conferência comemorativa da República, no Arquivo Municipal – P. Varim

No dia 23 de Setembro, quinta-feira, irá realizar-se no Arquivo Municipal uma conferência intitulada Quinta dos Patudos: a casa de José Relvas, “o conspirador contemplativo” da República e o traço de Raul Lino, proferida por Fátima Sales.
José Relvas foi um dos principais dirigentes do Partido Republicano Português, entre 1907 e 1910, e teve intervenção decisiva na implantação e consolidação da República, entre 1910 e 1914. Empresário agrícola em Alpiarça, nascido em 1858 na Golegã, ali construiu uma sólida liderança regional dos agricultores, que projectou ao resto do país.
E para ali atraiu também, a uma casa concebida expressamente para esse efeito – Casa dos Patudos, da autoria do arquitecto Raul Lino –, um grupo de amigos artistas e uma notável colecção de pintura, escultura e artes decorativas.
A Assembleia da República prestou-lhe homenagem em 2008 com a exposição José Relvas, o conspirador contemplativo, que ilustrava as diferentes facetas de José Relvas e do seu percurso político até 1914. A exposição reflectia o trajecto singular do dirigente associativo e político, o conspirador, e do homem de grande sensibilidade e gosto artísticos, o contemplativo. Para além disso, eram também notórias as paixões deste homem de aparência grave e reservada que, sobre uma administração agrícola exigente e bem sucedida, amava a música e escrevia sobre temas de economia e finanças, cultivava amigos pintores, literatos e músicos e metia ombros ao derrube de um regime secular, liderava movimentos de protesto de produtores de vinho. José Relvas reuniu, também, uma invulgar colecção de obras de arte. Sentia-se parte da paisagem de terras inundáveis, pastos e campinos do Ribatejo e movia-se com à vontade nos Museus e Embaixadas da Europa.
Esta é a segunda de um ciclo de conferências que o Arquivo Municipal organiza no âmbito das Comemorações do Centenário da Implantação da República, sendo que a última terá lugar a 9 de Dezembro, com José Augusto de Sotto Mayor Pizarro. Estão ainda previstas conferências a 21 de Outubro e 4 de Novembro com Gaspar Martins Pereira e Maranhão Peixoto, respectivamente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *