Évora, Sociedade

Évora inaugura posto de carregamento

Évora é uma das cidades que integram a rede piloto para a mobilidade eléctrica, o MOBI.E, e no dia 22 de Setembro (quarta-feira), altura em que se assinala o dia “Na Cidade Sem o Meu Carro”, será inaugurado o primeiro posto de abastecimento para veículos eléctricos. 

A cerimónia, que decorrerá  simultaneamente em 25 municípios, a partir das 12h00, terá lugar no parque de estacionamento das Portas da Alagoa, local onde doravante se poderá efectuar o carregamento de um veículo eléctrico, amigo do ambiente. 

O MOBI.E é uma rede de carregamento inteligente, que utiliza energia eléctrica proveniente essencialmente de fontes renováveis e que servirá para abastecer os veículos eléctricos. Presente em todo o território nacional e acessível por todos os utilizadores, sendo compatível com todas as marcas de veículos eléctricos, a rede MOBI.E é o primeiro passo para que estes veículos se tornem uma realidade em Portugal. Face à existência de postos de carregamento na via pública, parques de estacionamento, entre outros locais, o cidadão poderá repor os níveis de energia gastos, de forma simples e cómoda. 

A tecnologia desenvolvida permitirá ainda ao cidadão saber do estado de carregamento do seu veículo, locais de carregamento ou outras informações, a qualquer momento, através da Internet, PDA, telemóvel ou outros suportes, para que possa seleccionar as operações mais vantajosas a cada momento, assim como analisar a sua factura de mobilidade com o objectivo de optimizar consumos. 

O MOBI.E foi concebido de raiz para que no futuro possa aceder a mais funcionalidades, como vender a sua carga disponível de volta à rede, ou mesmo tornar-se autónomo, produzindo a sua própria energia, através de painéis fotovoltaicos, por exemplo, e carregar o seu automóvel sem recorrer à compra de energia a um fornecedor. 

Sem carro… a pé, de bicicleta ou de transportes públicos 

Para além da inauguração do posto de carregamento para veículos eléctricos, o dia 22 de Setembro denominado “Na Cidade Sem o Meu Carro” será assinalado ainda com o fecho ao trânsito automóvel de uma zona do Centro Histórico.  

Assim, das 08h00 às 20h00, na Rua D. Isabel, Largo Alexandre Herculano, Rua Vasco da Gama, Largo Marquês de Marialva, Largo Conde Vila Flor, Rua Francisco Soares Lusitano e Rua de Valdevinos, a partir do entroncamento com o Pátio do Salema, a circulação só será permitida a transportes públicos, veículos de emergência e veículos não poluentes. 

Esta será uma excelente oportunidade para desfrutar do núcleo central de Évora sem a presença de automóveis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *