Amadora, Sociedade

Amadora apresenta projecto do MetroBus

A Câmara Municipal da Amadora vai apresentar publicamente, no próximo dia 21 de Setembro, pelas 11 horas, na Esplanada de Restauração (Piso 1) do Centro Comercial Dolce Vita Tejo, o projecto MetroBus. A apresentação vai contar com a presença de representantes da CP, do Metropolitano de Lisboa, da Autoridade Metropolitana de Transportes, do Dolce Vita Tejo, da Câmara Municipal de Odivelas e ainda do Secretário de Estado dos Transportes, Dr. Carlos Correia da Fonseca.  

O MetroBus é um sistema de Metro Ligeiro de Superfície que, numa primeira fase, fará a ligação entre o futuro interface da CP/Metropolitano da Reboleira e o Dolce Vita Tejo, sendo que o seu traçado atravessará as freguesias da Venda Nova, Falagueira (estação de metro Amadora-Este), Mina, São Brás e Brandoa. Numa segunda fase, prevê-se a extensão da linha do referido centro comercial a Odivelas.  

A obra, com uma extensão de cerca de sete quilómetros, ascenderá a cerca de 8 milhões de euros. Um investimento partilhado pelo Dolce Vita Tejo, que disponibilizará cerca de 4.450.000 de euros, para as infra-estruturas do MetroBus. A verba destinada à aquisição do material circulante será comparticipada, em 50%, por fundos comunitários, ficando o remanescente a cargo da autarquia. 

Neste momento decorre o concurso público internacional para a aquisição do mencionado material circulante, encontrando-se reunidas as condições necessárias para a elaboração do projecto de execução, iniciando-se, de seguida, a obra. O MetroBus deverá entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2013.  

Características inovadoras e ambientais:

O MetroBus assemelha-se ao metro de superfície clássico, no entanto em vez de circular sobre carris tem pneus, constituindo um meio de transporte silencioso e ecológico, que facilmente se adapta à topografia do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *