Guimarães, Sociedade

Feira Joanina 2010 – Guimarães

As feiras sempre foram um ponto de encontro de gentes, um local onde se comerciavam os bens e um espaço de sociabilidade. Guimarães tem feira documentada desde 1258, corria então o reinado de D. Afonso III. Desse tempo até  hoje, a feira continua a ser uma constante na vivência das populações vimaranenses.

A Feira Joanina que aqui se recria é uma singela homenagem a um rei que gostava de Guimarães, D. João I (1357-1433), o qual aqui fez estada durante pelo menos sete ocasiões distintas. Foi, por exemplo, no seu reinado que se começou a construir a Casa da Câmara, a qual ainda hoje serve de união às duas praças onde se recria a Feira Joanina – Largo da Oliveira e Praça de Santiago.

Esta recriação histórica de uma feira no centro histórico vimaranense deve ser entendida como um dos modos de os vimaranenses darem a conhecer o que é seu e de mostrarem que gostam de bem receber quem os visita.

A originalidade da feira está também no facto de ser organizada pela autarquia mas em colaboração estreita com as associações culturais e recreativas concelhias. São elas quem dão corpo ao manifesto e, dando prova de solidez do associativismo local, se organizam para que a feira seja multifacetada e atraente.

Visite a Feira Joanina, adquira produtos locais, divirta-se e apaixone-se pelo centro histórico de Guimarães que é, desde 2001, Património Cultural da Humanidade, e será, em 2012, Capital Europeia da Cultura. 

Data: 25 Setembro 
Local: Centro Histórico de Guimarães (Largo da Oliveira e Praça de S.Tiago) 

Organização:  
Câmara Municipal de Guimarães – Turismo 
Colaboração:  
Museu de Alberto Sampaio, Associação 20 Arautos 
Apoio:  
CP – Comboios de Portugal

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *