Sociedade, Tomar

Experimente já em Tomar os transportes do futuro

Tomar comemora pela segunda vez, na próxima quarta-feira, dia 22 de Setembro, o Dia Europeu Sem Carros.
Para além de muita animação, actividades físicas diversas e exposições sobre a temática do ambiente nalgumas das principais ruas da cidade, naquele dia excepcionalmente fechadas ao trânsito, o grande destaque deste ano vai para a oportunidade de experimentar uma vasta gama de veículos movidos a electricidade, desde bicicletas e trotinetas até automóveis.
Estes veículos alternativos e amigos do ambiente (consomem menos energia e não emitem quaisquer tipo de gases poluentes) estarão disponíveis na Alameda Um de Março, entre as 10 e as 18 horas, não só para serem vistos mas também para que qualquer pessoa os possa experimentar.
Têm ainda a particularidade de serem veículos produzidos por duas empresas nacionais: a Cubo Alternativo e a Futi – Indústria de Veículos Automóveis.
Veículos mais amigos do ambiente é mesmo o que não vai faltar, pois, noutros pontos da Alameda, será possível encontrar também, para aqueles que não apreciam mudanças demasiado radicais, os automóveis híbridos da Honda e da Toyota, bem como bicicletas para todos os gostos provenientes da Drop Zone.
Entre as actividades disponíveis, conta-se a montagem de um skate parque em plena Rua Amorim Rosa, à disposição de todos os interessados e um conjunto de aulas públicas e exibições de actividades físicas na Praceta Raul Lopes, frente à Escola Nuno Álvares.
Aí haverá aulas abertas de dança dirigidas por Fausto Matias e abertas em ambos os casos à população em geral, mas especialmente direccionadas, às 11 horas para o 1º Ciclo e às 14 horas para o 2º e o 3º Ciclos. Às 15 horas haverá uma exibição de dança pelo programa Viver em Movimento e às 17.30 uma aula de body vive pelo ginásio Vivafit.
 
Viagens gratuitas para quem estacionar no parque do Estádio
 
O grosso das actividades acontecerá desta zona até ao Convento de Santa Iria. Ao longo do percurso haverá duas exposições do CMIA, sobre alterações climáticas e poluição sonora e ainda um expositor com material fornecido pela PSP acerca dos pontos negros da sinistralidade na cidade de Tomar.
No dia 22 de Setembro, o trânsito será cortado no coração da cidade entre as 10 da manhã e as 18 horas, em todas as ruas do centro histórico com excepção da Pé da Costa de Baixo, Pé da Costa de Cima e Dr. Sousa, para permitir o acesso ao parque de estacionamento da Praça da República. A Ponte Velha, a Rua Marquês de Pombal, a Rua do Centro Republicano, a Travessa da Fonte do Choupo, a Rua Major Ferreira do Amaral, a Alameda Um de Março e o lado norte da Rua Amorim Rosa também serão cortados ao trânsito.
Muito importante ainda: a todos os utentes do parque de estacionamento subterrâneo do Pavilhão Municipal serão oferecidas viagens gratuitas nos TUTomar, únicos veículos que vão circular durante o Dia Europeu Sem Carros nas ruas encerradas ao trânsito.
Já sabe, dia 22 de Setembro deixe o carro em casa e venha viver a cidade.
 
Seminário sobre Ambiente no sábado
 
Integrado ainda no âmbito do Dia Europeu Sem Carros, realiza-se no sábado seguinte, dia 25 de Setembro, o Seminário Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.
A iniciativa terá lugar na Biblioteca Municipal de Tomar a partir das 14.30 horas, com a participação de um leque de especialistas na matéria provenientes das melhores universidades nacionais.
A participação é gratuita, estando apenas sujeita a inscrição prévia a efectuar até dia 22 de Setembro, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental – Casa dos Cubos ou através de correio electrónico (indicando: nome do participante, instituição e endereço de e-mail), para centroambiental@cm-tomar.pt.
Mais informações no site da Câmara Municipal de Tomar, www.cm-tomar.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *