Cultura, Portimão

“Um dia na pré-história” retorna a Alcalar – Portimão

No dia 26 de Setembro, o Centro Interpretativo de Alcalar será palco de mais uma recriação “Um dia na pré-história”, que oferece às famílias a oportunidade de passarem um domingo diferente, viajando no tempo até ao quotidiano da comunidade local de há cinco mil anos, numa iniciatica da Câmara Municipal de Portimão e da Direcção Regional de Cultura do Algarve, integrada nas comemorações das Jornadas Europeias do Património. 

A equipa do Museu de Portimão, em colaboração com a Direcção Regional de Cultura do Algarve, promete um dia animado, dinamizado através de ateliês que permitirão aos visitantes explorarem as diversas actividades da época, como a caça, a tecelagem, a cerâmica, a ceifa, a moagem, o fabrico de objectos e utensílios, ou o processo de cozer cerâmica, entre outras experiências. 

A necrópole de Alcalar, localizada a cerca de 9km de Portimão, é composta por cerca de 20 sepulcros, agrupada em vários núcleos e revelando uma grande diversidade de soluções arquitectónicas. 

Neste passeio, e através de sugestões de vestuário, adereços e encenações de práticas do dia-a-dia daquela época, os visitantes poderão conhecer a forma como os pré-históricos faziam as suas construções funerárias e como exploravam o território e seus recursos naturais, participando ainda nas visitas orientadas por arqueólogos, enquanto os mais pequenos vão poder experimentar técnicas, ferramentas e processos utilizados numa escavação. 

As visitas, de entrada livre, podem ser feitas de manhã, entre as 10h00 e as 12h30, e da parte da tarde, das 14h00 às 16h30, sendo que a partir das 9h30 estará disponível gratuitamente um autocarro “Vai e Vem”, com partidas do Museu a cada 30 minutos e paragens no Largo do Dique, em direcção a Alcalar. 

Ainda no âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Museu de Portimão estará de portas abertas, com entradas gratuitas, nos dias 25 e 26 de Setembro. 

Mais informações podem ser solicitadas através do telefone 282 405 230/235 ou do e-mail: museu@cm-portimao.pt 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *