Póvoa de Varzim, Sociedade

“Limpar o Mundo, Limpar Portugal” a partir de sexta-feira – P. Varzim

Desde 1998 que no terceiro sábado de Setembro se assiste a um movimento muito curioso: dezenas de pessoas saem à rua e, munidas de luvas e sacos, recolhem resíduos espalhados na via pública. Por detrás deste comportamento está “Limpar o Mundo, Limpar Portugal”, iniciativa que decorre a nível mundial e que é promovido, na Póvoa de Varzim, pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal. E é já na sexta-feira que começa.
Os primeiros a dar o exemplo são as crianças. No dia 17, a partir das 9h30, alunos das Escolas Básicas da Granja e da Praça, em Rates, saem à rua para limpar as zonas envolventes à sua escola. No dia seguinte, dia 18, o movimento chega a Argivai, onde a partir das 9h30 vários argivaienses vão deixar a sua freguesia ainda mais limpa, e ao Bairro de Regufe, na Póvoa de Varzim.
A autarquia conta, assim, com uma série de instituições locais que promovem a iniciativa junto da sua população. Neste caso, o Pelouro do Ambiente conta com a colaboração do Agrupamento Vertical de Rates, da Junta de Freguesia de Argivai e do Grupo Recreativo de Regufe. Todos os voluntários irão receber luvas e sacos fornecidos pela Câmara Municipal e, certamente, irão chegar ao fim do dia com a certeza de um trabalho bem feito em prol do Ambiente. 
“Limpar o Mundo, Limpar Portugal” é um movimento ao qual a autarquia poveira aderiu em 1998, tornando-se membro da associação Clean Up the World em 2004. Pretende sensibilizar e alertar a população para a necessidade de adoptar um papel responsável na manutenção dos espaços públicos, tornando-a um actor fundamental também na preservação do meio ambiente.
O movimento nasceu em 1989, pela mão de Ian Keiernan, velejador australiano, e tornou-se, a pouco e pouco, um movimento global. No primeiro ano em que se realizou, “Limpar o Mundo” reuniu 40 mil voluntários para efectuarem a limpeza do porto da cidade de Sydney.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *