Sociedade, Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António assinala Semana Europeia da Mobilidade

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara de Vila Real de Santo António irá promover, entre 16 e 22 de Setembro, um conjunto de iniciativas e actividades que visam incentivar os munícipes a adoptar comportamentos sustentáveis relacionados com a mobilidade, e que antecederão o já habitual Dia Europeu Sem Carros.
 
Do programa fazem parte um peddy-paper juvenil e outro para adultos, uma demonstração de veículos eléctricos, e a disponibilização para aluguer gratuito de bicicletas quer em Vila Real de Santo António, quer em Monte Gordo.
 
No dia 22 de Setembro assinala-se o Dia Europeu Sem Carros, estando previsto, entre as 9h00 e as 17h00, o encerramento da Av. da República, em Vila Real de Santo António, e a monitorização da qualidade do ar e do nível de ruído.
 
Para além da adesão a este dia europeu, a opção de organizar actividades paralelas, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luis Gomes, prende-se com o facto de “por um lado, ser essencial promover a utilização de meios de locomoção mais ecológicos, tendo em vista a diminuição dos níveis de poluição atmosférica e sonora no concelho; por outro lado, consideramos de extrema importância, principalmente nos dias de hoje, em que as pessoas têm vidas mais sedentárias, fazer a apologia de um estilo de vida saudável e apelar à prática de exercício físico regular”.
 
Desta forma, conclui o autarca, “estamos no fundo a demonstrar que, a este nível, o aumento da qualidade de vida no concelho depende dos próprios munícipes. A Câmara Municipal tem vindo a disponibilizar recursos para promover a adopção de comportamentos mais saudáveis e amigos do ambiente, como é exemplo a construção de ciclovias no concelho e a disponibilização gratuita de bicicletas”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *