Cultura, Palmela

Palmela associa-se às Jornadas Europeias do Património 2010

  O Município de Palmela associa-se às Jornadas Europeias do Património  2010 – uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia – nos dias 24, 25 e 26 de Setembro, com as iniciativas “Conversas de Poial  – Cinema em Palmela” e “Pé ante pé… descubro o que a vila é. Memórias e estórias do Centro Histórico de Palmela”.
            Em 2009, a autarquia deu início às “Conversas de Poial”, um ciclo de encontros informais temáticos com a população, que contribuíram, de forma decisiva, para a concepção da exposição temporária “Patrimónios: Centro Histórico da Vila de Palmela”. Os habitantes foram convidados a partilhar as memórias e vivências do Centro Histórico de Palmela, a partir da experiência de vida de cada um  e o envolvimento gerado foi tão positivo que criou uma dinâmica própria, com a população a tomar a iniciativa de fazer a doação de espólios familiares ao Museu Municipal e a participar activamente na construção da exposição. Terminado o período de mostra, as “Conversas de Poial” estão de regresso. O primeiro encontro está agendado para 24 de Setembro, às 21h00, no Cine Teatro S. João, sob o tema “O Cinema em Palmela”, a propósito da inauguração recente da exposição “Cine Teatro: Arte e Memória”.
            No dia 25, entre as 15h00 e as 17h00, a Câmara promove a iniciativa “Pé ante pé…descubro o que a vila é. Memórias e Estórias do Centro Histórico de Palmela”. Para esta actividade, que decorrerá entre o Castelo de Palmela e o Largo de S. João, aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável, chapéu e garrafa de água. Mais informações através do telefone  212 336 640.
            Com o objectivo central de sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património, as Jornadas Europeias do Património têm, este ano, como tema, “Património: um Mapa da História”, no sentido de sublinhar a estreita relação entre os sítios patrimoniais e os acontecimentos históricos que lhes estão associados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *