Montijo, Sociedade

Dia Europeu Sem Carros – Montijo

A Câmara Municipal do Montijo assinala no dia 22 de Setembro, pelo décimo ano consecutivo, o Dia Europeu sem Carros, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, este ano com a temática “Mobilidade Mais Inteligente – Uma Vida Melhor!”, com diversas actividades na Praça da República e a inauguração do troço de ciclovia das Portas da Cidade.

Para a Semana Europeia da Mobilidade iniciativa de 2010, o tema central escolhido foi “Mobilidade Mais Inteligente – Uma Vida Melhor!”. O objectivo é alertar para os efeitos negativos que as actuais tendências do transporte urbano sobre a saúde pública e os próprios espaços urbanos.

Assim, na próxima quarta-feira (22 de Setembro) a partir das 9h00 a Praça da República será palco de acções de eco mobilidade, onde os participantes vão poder experimentar veículos amigos do ambiente, como é o caso dos carros a pedal. À disposição dos mais novos vão estar, também, insufláveis.  

A Senergia (Agencia Regional de Energia para os Concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete) irá associar-se às comemorações com algumas iniciativas dedicadas à temática do ambiente, entre elas a Feira de Eco Trocas. 

Pelas 11H00 terá lugar a inauguração de mais um troço de ciclovia, este ano, junto à rotunda a Portas da cidade, com cerca de meio quilómetro.  

A iniciativa pretende alertar os cidadãos para a necessidade de mudança de comportamentos em relação à mobilidade, nomeadamente no que se refere à  utilização do automóvel particular, tomada de atitudes ecológicas que visa o aumento da qualidade do ar e a diminuição significativa do ruído. 

A área com trânsito condicionado será a Praça da República (com excepção dos transportes públicos), das 9h00 às 17h00, onde serão realizadas actividades lúdicas, de promoção para saúde e de sensibilização ambiental.  
 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *