Desporto, Figueira da Foz

Mundial de surf começa amanhã – Figueira da Foz

Começa já amanhã o Lusiaves Figueira Pro 2010, a vigésima oitava etapa do circuito mundial de surf de qualificação, com seis estrelas de pontuação (atribuindo por isso 3000 pontos ao ranking do vencedor) e 145.000 dólares de prize-money, nona prova a contar também para o ranking europeu.
Esta é também a prova rainha de um mês dedicado ao surf aqui na Figueira da Foz, que devolve à Cidade do Surf o seu lugar de destaque no panorama mundial dos desportos de ondas, encerrando em grande a perna europeia de Verão do circuito deste ano.
Nas ondas da Praia do Cabedelo já se encontram a treinar os mais de cem atletas inscritos, com destaque para os australianos Nathan Hedge e Jay Thompson, para o sul-africano Royden Bryson, para os brasileiros Raoni Monteiro, Leonardo Neves e Yuri Sodré ou para os europeus Aritz Aranburu (País Basco), Tim Boal (França) e Marlon Lipke (Alemanha), todos ex-integrantes da elite mundial.
Assim que a prova tiver início, a partir das 8h de amanhã, dia 14, a primeira bateria contará logo com outro ex-top 45, o brasileiro Heitor Alves, vencedor da etapa anterior deste circuito, em Zarautz, no País Basco e actualmente na 22ª posição do ranking mundial unificado, muito bem encaminhado para um regresso ao World Tour.
Presentes estarão ainda os vencedores de todas as etapas europeias realizadas até agora – os já referidos Bryson e Alves, os franceses Joan Duru e Marc Lacomare (respectivamente campeão e actual líder do ranking europeu), o galego Gony Zubizarreta, o brasileiro Wiggolly Dantas e o neo-zelandês Billy Stairmand.
Entre os forte contingente nacional inscrito, destaque para o actual líder do ranking nacional Justin Mujica, que ainda ontem venceu aqui a quarta etapa da Liga ProSurf, para o ex-tetra-campeão nacional Ruben Gonzalez, para o campeão em título, João Guedes, para o wildcard Ivo Cação, atleta local em forte crescendo competitivo, e para Eduardo Fernandes, outro dos surfistas que tem feito o circuito europeu na íntegra, entre os cerca de 15 atletas portugueses presentes.
A actual previsão aponta para um início de prova com ondas pequenas, de cerca de meio metro, mas também para um aumento significativo da ondulação a partir de quinta-feira, estendendo-se até Domingo, último dia da janela de espera do Lusiaves Figueira Pro 2010. Tudo a postos, portanto, para um excelente evento, neste regresso da Figueira da Foz à ribalta do surf mundial!
O Lusiaves Figueira Pro 2010 e a Figueira da Foz Cidade do Surf são organizações da EG Events e da Associação de Surf da Figueira da Foz (ASFF) e contam com o patrocínio do Grupo Lusiaves, do Turismo Centro de Portugal, da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Figueira Grande Turismo e do Porto da Figueira da Foz, bem como com os apoios da Buondi, TMN, Sagres, Nissan, SPO, Janga, Carver, inTocha, Verallia, Somaro, Classic Park, Quinta dos Cozinheiros, Pato Real, Rosa Amélia, Casa Mota, Doce Pecado, Pastelaria Dionísio, 3D Lab, Bolt, Barracas, RTP, Mega Hits, Surftotal, Oceanlook, Beachcam, Go-S.TV, Onfire, Surf Portugal e Diário de Coimbra. Estes são ainda dois projectos co-financiados pelo QREN, Mais Centro e pela União Europeia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *